CelebraAi??A?o da CF 2016

Nossa Casa Comum,Ai??nossa responsabilidade
icone_download


Ambiente com sAi??mbolos: Globo, Jarra de A?gua, bacia com terra, sementes, folhas secas e folhas verdes, uma plantinha, pedras, frutos, cruz, flores e bAi??blia. (Formar com estes sAi??mbolos um caminho. No meio desse colocar aAi??Ai??es como: cuidar, preservar, cultivar, respeitar, conhecer, reusar, recolocar, replantar, participar, contribuir. AlguAi??m segura o globo, outros pegam algum sAi??mbolo que acha importante para sobrevivA?ncia do ser humano, enquanto se canta o hino da campanha). Ai??Ai??

Hino CF 2016:

01 ai??i??Ai??Eis, A? meu povo o tempo favorA?vel da conversA?o que te faz mais feliz; da construAi??A?o de um mundo sustentA?vel, ai???Casa Comumai??? Ai?? teu Senhor quem diz:

RefrA?o: Quero ver, como fonte o direito a brotar, a gestar tempo novo: e a justiAi??a, qual rio em seu leito,Ai??dar mais vida pra vida do povo.

02 ai??i??Ai??Eu te carrego sobre as minhas asas, te fiz a terra com mA?os de ternura;
vem, povo meu, cuidar da nossa casa! Eu sonho verde, o ar, a A?gua pura.

03 ai??i??Ai??Te dei um mundo de beleza e cores, tu me devolves esgoto e fumaAi??a.
Criei sementes de remAi??dio e flores; Semeias lixo pelas tuas praAi??as.

04 ai??i??Ai??JustiAi??a e paz, saA?de e amor tA?m pressa; mas, nA?o te esqueAi??as, hA? uma condiAi??A?o: o saneamento de um lugar comeAi??a por sanear o prA?prio coraAi??A?o.

05 ai??i??Ai??Eu sonho ver o pobre, o excluAi??do sentar-se Ai?? mesa da fraternidade;
governo e povo trabalhando unidos na construAi??A?o da nova sociedade.

1. MotivaAi??A?o e saudaAi??A?oAi??

Anim.: Nosso Planeta Ai?? a casa onde todos nA?s moramos. Por incrAi??vel que pareAi??a, a nossa Casa Comum, o Planeta Terra, diante da imensidA?o do universo, Ai?? minA?sculo, mas Ai?? aonde pulsa a variedade de vida, beleza de um Deus criador. Ele colocou tudo nas mA?os do ser humano, para que tudo seja cuidado, respeitado, admirado. O ser humano Ai?? o colaborador na construAi??A?o de um modelo de vida que tem futuro e esperanAi??a.

  1. a) Repetir alguma frase ou palavras que chamaram atenAi??A?o do hino.
  2. b) Fazer preces de louvor, utilizando palavras do hino.Ai??

2. Anim.: Vamos pedir perdA?o a Deus, porque atravAi??s de nossas aAi??Ai??es estragamos o que Ele nos deu de presente para que todos tivessem vida digna, isto Ai??, alimento propAi??cio, saA?de cuidada, moradia adequada e saneamento apropriado.

Todos: PerdA?o, Senhor de misericA?rdia, quando de forma egoAi??sta, nos omitimos na defesa de nossa Casa Comum. Ajuda-nos, com a tua graAi??a para que o saneamento bA?sico seja um compromisso de todos.

Leitor 1 – Pelas vezes que nA?o nos preocupamos com o meio ambiente, nA?o nos importando com o lixo espalhado pelas ruas e praAi??as. Pedimos perdA?o.

Leitor 2 – Pelas vezes que esbanjamos A?gua e ainda quando transformamos os rios de A?guas cristalinas em correntes sujas e fAi??tidas. Pedimos perdA?o.

Leitor 3 – Pelas vezes que estragamos a nossa vida, comendo alimentos enlatados, bebendo refrigerantes, cheios de produtos quAi??micos. Pedimos perdA?o.

Leitor 4 – Pelas vezes que maltratamos as A?guas dos rios, dos mares, jogando os dejetos de muitos esgotos, matando a vida biolA?gica presente em suas A?guas. Pedimos perdA?o.

Leitor 5 – Pelas vezes que a terra foi transformada em simples mercadoria para produzir lucro e exploraAi??A?o do ser humano. Pedimos perdA?o.

 

3. Cantar ou rezar:

Quando o dia da paz renascer, quando o sol da esperanAi??a brilhar, eu vou cantar./ Quando o povo nas ruas sorrir, e a roseira de novo florir, eu vou cantar./ Quando as cercas caAi??rem no chA?o, quando as mesas se encherem de pA?o, eu vou cantar./ Quando os muros que cercam os jardins, destruAi??dos entA?o os jasmins, vA?o perfumar.Ai??

Vai ser tA?o bonito se ouvir a canAi??A?o, cantada, de novo.

No olhar da gente a certeza do irmA?o, reinado do povo.

Ai??

4. A Palavra de Deus abre o nosso coraAi??A?o e a nossa mente para uma atenta conversA?o.Ai??

Anim: A Palavra de Deus nos ensina a cuidar de tudo e de todos, nA?o pela ambiAi??A?o, mas pelo gosto de defender e promover a vida, o dom mais precioso de Deus.

Vamos acolher a Palavra cantando:

Canto: Fala, Senhor, fala Senhor, Palavra de Fraternidade! Fala Senhor, fala Senhor. Ai??s luz da humanidade!Ai??

– A tua Palavra/ Ai?? fonte que corre,/ penetra e nA?o morre,/ nA?o seca jamais.

– A tua Palavra/ que a terra alcanAi??a/ Ai?? luz, esperanAi??a/que faz caminhar.

– A tua Palavra,/ farol de justiAi??a,/que vence a cobiAi??a,/ Ai?? benAi??A?o e paz.

Leitor 6 ai??i?? Leitura do profeta AmA?s 5,21-24

Todos: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiAi??a qual riacho que nA?o seca (Am 5,24).

(minutos de silA?ncio)

Anim: A Palavra de Deus nos converte e nos compromete. O texto de AmA?s nos fala: ai???quero verai???. Ai?? o que quer ver acontecer, nesta Campanha da Fraternidade EcumA?nica, com o meio ambiente: A?gua tratada para todos, prioridade do saneamento bA?sico em todos os locais, prevenindo contra doenAi??as.

Anim: Vamos partilhar em conjunto a Palavra:

– Quando o Profeta AmA?s fala em direito e justiAi??a, que significado tem para nA?s, hoje?

– Olhando para o saneamento bA?sico em nossos locais de moradia, atAi?? que ponto nos empenhamos, para que a justiAi??a e o direito se concretizem?

Ai??

5. Aprofundando a PalavraAi??

Anim.: A BAi??blia Ai?? uma revelaAi??A?o progressiva, isto Ai??, de um Deus que vai se aproximando do ser humano de muitas maneiras e de forma misericordiosa.

Leitor 1: Antes de Jesus Cristo, os profetas jA? anunciaram aspectos importantes com relaAi??A?o ao direito e Ai?? justiAi??a. Ai?? o caso de AmA?s que quer trazer presente as relaAi??Ai??es das pessoas entre si, mas tambAi??m, com a natureza, percebida como dom de Deus.

Leitor 2: Garantir direitos essenciais para a vida humana de todos Ai?? cuidar bem do planeta. Isto faz parte dessa justiAi??a que os profetas proclamam como vontade de Deus.Ai??

Todos: Temos a tarefa de sermos jardineiros e jardineiras de um planeta que reflete a harmonia desejada por Deus.Ai??

6. Anim.: Em forma de prece vamos nos comprometer, cuidando da nossa casa comum. (Distribuir as aAi??Ai??es que estA?o no caminho).

7. Anim.: Invocamos a Deus criador inspirando-nos no Pai Nosso EcumA?nico:

Todos: Para todos, o Pai, o pA?o e a paz.Ai??

Leitor 1: Senhor, que nA?o faltem boa terra e trigais com muitas sementes.Ai??

Todos: Pai nosso que estA?s nos cAi??us.Ai??

Leitor 2: Senhor, queremos ser irmA?os, sem exclusAi??es e poder chamar-te de Pai.

Todos: Santificado seja teu nome.Ai??

Leitor 3: Santificado seja o teu nome em todas as criaturas existentes na nossa Casa Comum.

Todos: Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade.Ai??

Leitor 4: Que o teu Reino, Senhor, esteja presente em todas as relaAi??Ai??es dos povos. Que essas sejam fraternas, solidA?rias, ternas e misericordiosas.Ai??

Todos: DA?-nos hoje o pA?o nosso de cada dia.Ai??

Leitor 5: Senhor, ajuda-nos a superar as dificuldades. DA?-nos um coraAi??A?o generoso para que nA?o falte o pA?o em nenhuma casa.Ai??

Todos: Perdoa as nossas dAi??vidas, assim como nA?s nos perdoamos.Ai??

Leitor 6: Senhor, que estejamos dispostos a perdoar sempre, para enchermos o mundo de paz.Ai??

Todos: Fortalece-nos na hora da tentaAi??A?o; livra-nos do mal.Ai??

Leitor 7: Livra-nos, Senhor, da tentaAi??A?o de destruirmos a tua e nossa Casa Comum.Ai??

Todos: Teu Ai?? o Reino, o poder e a glA?ria.Ai??

Leitor 8: Senhor, sonhamos com o teu reinado, na famAi??lia humana unida num sA? grito: direito e justiAi??a para todos e para a terra, nossa Casa Comum.Ai??

Todos: Teu Ai?? o Reino, o poder e a glA?ria.Ai??

Ai??

8. Cantar ou rezar:Ai??

1- Somos gente da esperanAi??a/ Que caminha rumo ao Pai./ Somos povo da alianAi??a/ que jA? sabe aonde vai.

De mA?os dadas a caminho/ Porque juntos somos mais,/Pra cantar um novo hino/ De unidade, amor e paz.

2- Para que o mundo creia/ Na justiAi??a e no amor,/ Formaremos um sA? povo,/Num sA? Deus, um sA? pastor.

3- Todo irmA?o Ai?? convidado/ Para a festa em comum:/ Celebrar a nova vida/ Onde todos sejam um.


9. Rezemos juntos a oraAi??A?o da CF 2016

Deus da vida, da justiAi??a e do amor,

Tu fizeste com ternura o nosso planeta,

Morada de todas as espAi??cies e povos.

DA?-nos assumir, na forAi??a da fAi??

E em irmandade ecumA?nica,

A corresponsabilidade na construAi??A?o

De um mundo sustentA?vel e justo, para todos.

No seguimento de Jesus,

Com a Alegria do Evangelho

E com a opAi??A?o pelos pobres.

AmAi??m!

 

9. Cantar ou rezarAi??(CD CF 2016)Ai??

Planeta das A?guas

Nossa Casa Comum/ Ai?? o planeta das A?guas/ Um presente de Deus/ para a gente cuidar/ Uma vida de paz/ Ai?? direito de todos. Ai?? a graAi??a de Deus/ Sobre a CriaAi??A?o/ Mas as forAi??as da morte/ se juntaram pra plantar/ Fome, morte, doenAi??a. DesperdAi??cio e exclusA?o/ Deus levanta o seu povo /Pra lutar sem descansar. AtAi?? que corra justiAi??a/ Como um rio de A?gua limpa/ Para nunca mais secar/ Pra nunca mais secar.


logo_catequese_header_menor
Rua Esteves JA?nior, 447 -Ai??(48) 3224-4799
88015-130Ai?? -Ai?? FlorianA?polis -Ai?? SC
E-mail: catequese@arquifln.org.br
Site:www.catequesefloripa.org.br

deixe um comentário