Celebração da entrega da Cruz

Celebração da entrega da Cruz


RITOS INICIAIS

Catequista: Queridos irmãos e irmãs, o seguimento de Cristo é uma caminhada, cujo primeiro passo é querer conhecer o Mestre. “Vinde e vede”, disse Jesus (cf. Jo 1,39). Nesta celebração queremos expressar nossa adesão a Jesus e o desejo de difundir seu Evangelho. Sem medo de ouvir: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9,23). 

A Cruz é levada ao local de destaque em procissão, acompanhada dos leitores.

CANTO DE ENTRADA 

Vitória, tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás! Vitória, tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás! 

1. Brilhando sobre o mundo, que vive sem tua luz. Tu és um sol fecundo de amor e de paz, ó cruz! 

2. Escutem meu mandamento, reparem como os amei! Por todos eu dei a vida, se amem, assim, vocês! 

3. Se alguém que ser meu servo, me siga e, então, verá, esteja onde estiver, meu Pai o honrará!

SAUDAÇÃO E ACOLHIMENTO 

Presidente:Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.  

Todos – Amém. 

Presidente: Irmãos eleitos segundo a bondade de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. 

Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Amém.

RITO PENITENCIAL 

Presidente: Vamos pedir perdão a Deus pelas vezes que sentimos desânimo e nos arrependemos do compromisso assumido. Pelas vezes, quando o egoísmo falou mais alto e o medo nos assombrou, supliquemos o perdão de Deus e dos irmãos, cantando: 

1. Perdoai-me outra vez, Senhor, novamente eu me fechei / Dentro do meu desamor, vossa imagem eu mutilei. 

Perdoai-me, Senhor, não vivi minha vocação. / Perdoai-me, Senhor, não amei o meu irmão! 

2. Deveria ser vosso apóstolo, mas pequei por omissão / Eu também me acomodei, fracassei vossa missão. 

3. Deveria ser bom discípulo, mas calei a minha voz, / Camuflando o ideal, sem pregar a vossa paz. 

Presidente: Ouvi, ó Deus, as nossas preces e guardai, pelo poder da cruz do Senhor, os vossos filhos e filhas marcados com o sinal da fé, para que pela plenitude do Batismo observem os vossos mandamentos. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. 

Todos: Amém.

ESCUTA DA PALAVRA 

Catequista: A Palavra de Deus aquece o nosso coração e orienta nosso proceder. Acolhamos a Sagrada Escritura em nosso meio, cantando:

 

CANTO DE ACOLHIDA DA PALAVRA 

O Lecionário (ou Bíblia) é levado para lugar de destaque, onde se proclamará a leitura. 

Pela Palavra de Deus, saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar. (2x) 

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,18-24. 

Naquele tempo,enquanto Jesus estava orando à parte achavam-se com ele somente seus discípulos; e perguntou-lhes: Quem dizem as multidões que eu sou? Responderam eles: Uns dizem: João, o Batista; outros: Elias; e ainda outros, que é um dos antigos profetas que se levantou. Então lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus. Jesus, porém, advertindo-os, mandou que não contassem isso a ninguém; e disse-lhes: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, que seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e escribas, que seja morto, e que ao terceiro dia ressuscite. Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará.  

Palavra da salvação. 

Breve momento de silêncio para interiorização.

ENTREGA DA CRUZ 

(Entregar a cruz para todos, antes da celebração começar). 

Presidente: O cristão carrega consigo o sinal do Filho de Deus, Crucificado-Ressuscitado. Para que se torne visível o sinal da fé, cada catequista receberá a cruz, confirmando a adesão a Jesus Cristo e seu Evangelho. 

(Os catequistas, em duplas, fazem o gesto pedido e repetem o que diz o Presidente:) 

Presidente: Receba na fronte o sinal da Cruz: o próprio Cristo vos proteja com o sinal do seu amor. Aprendei a conhecê-lo e segui-lo. 

Receba nos olhos o sinal da Cruz: para verdes a glória de Deus. 

Receba na boca o sinal da Cruz: para responderdes à palavra de Deus. 

Receba na peito o sinal da Cruz: para que Cristo habite pela fé em vosso coração. 

Receba nos ombros o sinal da Cruz: para carregardes o jugo suave de Cristo. 

Apenas o Presidente diz: 

Presidente: Eu vos marco com o sinal da cruz em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, para que tenhais a vida eterna. 

Todos: Amém. 

Um entrega para o outro a cruz, dizendo palavras de estímulo: Ex Que Deus o/a abençoe em sua missão. Ou que Cristo seja a sua força nesta caminhada.

BÊNÇÃO 

Presidente: Deus todo-poderoso, que pela cruz e ressurreição de vosso Filho destes a vida ao vosso povo, concedei que estes vossos servos, marcados com o sinal da cruz, seguindo os passos de Cristo, conservem em sua vida, a graça salvífica dessa cruz e a manifestem em seus atos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Todos: Amém.

DESPEDIDA

Fiel madeiro da santa cruz, ó árvore sem rival. Que selva outro lenho produz, que traga em si fruto igual? Quão doce peso conduz, o lenho celestial. Fiel madeiro da santa cruz, ó árvore sem rival! 
1. Cantem meus lábios a luta que sobre a cruz se travou. Cantem o nobre triunfo que no madeiro alcançou. O redentor do universo quando por nós se imolou.

deixe um comentário