Celebração da Luz

Celebração da Luz


RITOS INICIAIS 

Catequista: “Vós sois a luz do mundo” (Mt, 5,14). Todo batizado percorre o caminho da santidade quando se coloca como luzeiro para os irmãos e irmãs. Nosso luzeiro maior, é o Ressuscitado, esplendor do Pai. Apressados, corramos ao encontro do Mestre, iluminando a vida das famílias de nossos catequizandos e de nossas comunidades. 

O Círio é levado ao local de destaque em procissão, acompanhado dos leitores. 

 

CANTO DE ENTRADA 

1. Tu anseias, eu bem sei, por salvação, tens desejo de banir a escuridão.Abre, pois, de par em par teu coração e deixa a luz do céu entrar. 

Deixa luz do céu entrar, deixa luz do céu entrar.Abre bem as portas do teu coração.E deixa a luz do céu entrar. 

2. Cristo, a luz do céu, em ti quer habitar, para as trevas do pecado dissipar, teu caminho e coração iluminar. E deixa a luz do céu entrar.

 

SAUDAÇÃO E ACOLHIMENTO 

Presidente:Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.  

Todos: Amém. 

Presidente: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, Luz do mundo, estejam convosco. 

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Amém.

 

RITO PENITENCIAL 

Catequista: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”(cf. Jo 8,12). No dia do nosso batismo nós recebemos uma vela acesa, e nela, o compromisso dos nossos pais e padrinhos em manter sempre viva a chama da fé em nossa vida. A vida sem fé não tem sentido, é treva, escura, fria. 

Para recordarmos melhor do nosso batismo, momento em que fomos purificados do pecado, seremos aspergidos com água benta, relembrando as palavras do Apóstolo “Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova”.

 

CANTO DE ASPERSÃO 

Banhados em Cristo, somos uma nova criatura. As coisas antigas já se passaram,somos nascidos de novo. Aleluia, aleluia, aleluia! (bis) 

Presidente (no final da aspersão): 

Deus, luz inextinguível e pai das luzes, que pela morte e ressurreição de vosso Cristo expulsastes as trevas do ódio e da mentira, e fizestes jorrar sobre a família humana a luz da verdade e do amor, concedei aos teus filhos e filhas passarem da escuridão à claridade e, serem filhos da luz para sempre. 

Todos: Amém.

 

ESCUTA DA PALAVRA 

Catequista: A Palavra de Deus aquece o nosso coração e orienta nosso proceder. Acolhamos a Sagrada Escritura em nosso meio.

 

CANTO DE ACOLHIDA DA PALAVRA 

O Lecionário (ou Bíblia) é levado até próximo ao Círio, de onde se proclamará a leitura. 

Pela Palavra de Deus, saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar. (2x) 

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 9,1.6-9.13-17.34-39 

Naquele tempo, Jesus viu passar um cego de nascença. E cuspiu no chão e fez lama com a saliva; em seguida aplicou a lama sobre os olhos do homem, e lhe disse: “Vai lavar-te à piscina de Siloé”; Siloé significa “Enviado”. O homem foi, lavou-se, e quando voltou, estava enxergando! 

Seus vizinhos e aqueles que antes o viam mendigar disseram então: “Não é este aquele que estava sentado e mendigava?” Uns diziam: “É ele”. Outros diziam: “Que nada! É alguém parecido com ele”. Mas ele afirmava: “Sou eu mesmo”. Levam aos fariseus o homem que fora cego. Ora, fora num dia de sábado que Jesus fizera lama e lhe abrira os olhos. 

Por sua vez, os fariseus perguntaram também como recobrara a vista. Ele respondeu-lhes: “Pôs lama em meus olhos, lavei-me, e agora vejo!” 

Alguns dos fariseus diziam: “Este homem nao vem de Deus, pois nao observa o sábado”. Outros replicavam: “Como pode um pecador fazer tais milagres?” E se achavam em desacordo. Então, dirigem-se de novo ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” 

Ele disse: “É um profeta”. Eles replicaram: “Tu nasceste todo no pecado, e nos vens ensinar!” E o puseram para fora. Jesus soube que o haviam posto para fora, e lhe disse, ao encontrá-l: “Crês no Filho de Deus?” 

Ele respondeu: “E quem é ele, Senhor, para que eu creia nele?” 

Jesus lhe disse: “Tu o viste, é ele que fala”. 

Ele disse: “Eu creio, Senhor”. E prostrou-se diante dele. Depois Jesus disse: “Eu vim a este mundo para fazer um julgamento: para que os que não vêem passem a ver e os que vêem fiquem cegos”. 

Palavra da salvação. 

Breve momento de silêncio para interiorização.

PRECES DA COMUNIDADE 

Todos se voltam na direção do Círio Pascal. 

1. Para que Deus dissipe as trevas, e sua luz brilhe em nossos corações, roguemos. 

Todos: Iluminai, Senhor, a terra inteira. 

2. Para que Deus nos conduza ao seu Cristo, Luz do mundo, roguemos. 

3. Para que, curados da incredulidade, proclamemos Cristo Jesus como centro nossas vidas, roguemos. 

4. Para que, iluminados pelo Espírito Santo, possamos anunciar a salvação que vem do Evangelho, roguemos.

 

ENTREGA DA LUZ 

Presidente: Quando fostes batizados os vossos pais e padrinhos acenderam essas velas que tendes na mão. Hoje acenderemos a chama de nossa fé na luz do Cristo Ressuscitado. 

O Círio é carregado entre as pessoas que, acendendo as suas velas, 

são convidadas a acender as velas de quem está próximo. 

Catequista: Enquanto acendemos nossas velas, prosseguimos cantando: 

Todos: Minha luz é Jesus, e Jesus me conduz pelos caminhos da paz. 

Com as velas acesas, todos são convidados a contemplar a chama acesa. 

Catequista: Diante da luz do Ressuscitado que sustenta a chama da nossa fé, proclamamos: 

Todos: Para que todos nós, pelo exemplo de nossa vida, sejamos em Cristo, luz para as nossas comunidades e nossas famílias. Assim seja! Amém!

 

BENÇÃO 

Presidente: Deus vos tornou luz em Cristo. Caminhai sempre como filhos da luz, para que, perseverando na fé, possais ir ao encontro do Senhor com todos os Santos no reino celeste. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. 

Todos: Amém. 

Todos: Brilhe a vossa luz, brilhe para sempre. Sejam luminosas vossas mãos e as mentes. Brilhe a vossa luz. (4x) 

1. Vós sois a luz do mundo, a todos aclarai. Afugentando as trevas, ao Pai glorificai! 

2. A vossa Luz é o Cristo que dentro em vós está. Via, Verdade e Vida, Ele vos guiará! 

3. Rompendo o jugo iníquo, banindo a opressão. A vossa luz rebrilha e as trevas fugirão!

4. Ninguém a luz acende deixando-a se esconder. Vossa luz ilumine, faça a vida vencer!

 

deixe um comentário