Celebração da Palavra – Mês da Bíblia 14

Celebração da Palavra
Mês da Bíblia


Saudação

Anim.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

A Palavra de Deus, conhecida, acolhida e vivida.

No ano de 2008, o Sínodo dos Bispos tratou de “A Palavra na Vida e na Missão da Igreja”. O sínodo nos lembra que a Palavra de Deus não se reduz à Bíblia. A Bíblia contém a Palavra de Deus, mas esta é maior do que a Bíblia. Antes de ser um livro ou uma coleção de livros, a Palavra é a revelação da vontade de Deus à humanidade; é uma Voz viva que ressoou no passado, na história do antigo povo de Israel, e continua a ressoar hoje na nossa história.

Todos: A Palavra de Deus é, sobretudo, um Rosto (Jesus Cristo). Hoje podemos entrar em contato com o Senhor, morto e ressuscitado, por meio de sua Palavra que continua a ecoar no nosso coração, na Igreja e no mundo atual.

Leitor 1: O mês de setembro, “mês da Bíblia”, o Papa nos pede que rezemos para que a Palavra de Deus seja mais conhecida. “Não conhecer as Escrituras é não conhecer a Cristo”, dia São Jerônimo. Bento XVI nos pede ainda que rezemos para que a Palavra de Deus seja mais acolhida. Há pessoas que conhecem a Bíblia como um conjunto de livros de história, mas não aceitam nem acolhem a revelação contida nesses livros. Rezemos para que a Palavra seja “vivida como fonte de liberdade e de alegria”.

Todos: Não basta escutar a Palavra é necessário pô-la em prática.

Anim.: Vamos ouvir a Palavra de Deus: Tg 1, 22-25

Leitor 2: Uma forma excelente de rezar a Palavra é a Lectio divina (“Leitura orante”). Relacionando-a com a metodologia de oração dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, poderíamos sintetizá-la em quatro passos:

1) Ler, procurando compreender a Palavra (“Que diz o texto?”);

2) Meditar ou contemplar a Palavra, atualizando-a (“Que me fala o Senhor, através deste texto?”);

3) Orar a Palavra (“Que digo ao Senhor, motivado por Palavra?”);

4) Praticar a Palavra (“Neste texto, que me pede o Senhor que eu faça?”).

Leitor 3: A leitura, o estudo e a oração meditativa ou contemplativa dos textos bíblicos que a Liturgia nos oferece ao longo de todo o Ano litúrgico nos conduzirão ao encontro pessoal com a Palavra de Deus, que é o Cristo ressuscitado. E quem encontrou o Cristo deseja dá-lo a conhecer a outras pessoas.

Anim.: Perguntas para reflexão

     Tenho o costume de ler e meditar a Palavra de Deus, contida na Bíblia?

     Que poderíamos fazer, na família e na comunidade, para compreender e amar mais a Palavra de Deus?

     Como poderíamos entender melhor e praticar com mais perseverança a Lectio Divina?

deixe um comentário