Celebração de Natal 4

Celebração de Natal
 “Não tenham medo. Dou a vocês uma boa notícia.
Nasceu para você o Salvador. O Messias e Senhor.”
(Lc 2,10-11) 


ANIM: Estamos nos aproximando de uma grande festa, dentro do ano litúrgico: o Natal. Ao longo da história da humanidade, Deus foi se revelando de muitos modos.
LEITOR 1:  São Paulo nos diz: Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, a fim de que fossemos adotados como filhos.( Gl4,4-5)
CANTO: Chegou a hora de sonhar de novo,/ de tornar-se povo e se fazer irmão. Chegou a hora que ligeiro passa / de ganhar a graça para a conversão. 
Meu caro irmão, olha pra dentro do teu coração, Vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver.
– Chegou a hora de viver o Cristo e acreditar que isto é se tornar maior. Chegou a hora de pensar profundo e perceber que o mundo pode ser melhor.  
– Será difícil tantas mãos unidas não fazer da vida um tempo sem igual. Será difícil, tanto amor e afeto, não tornar concreto o gesto do Natal.
ANIM: Jesus vem ao mundo no lugar social das pessoas excluídas. Desde o seu nascimento, faz-se solidário com todas as pessoas que sofrem as conseqüências de uma sociedade injusta.
TODOS: “Hoje, nos nasceu Jesus, o Salvador”, cada momento de nossa vida é o “hoje divino”, tempo de graça e de salvação.
LEITOR 2: A figura de um menino aponta para um futuro novo. Deus age na história humana por meio dos pequenos e fracos.
TODOS: “Maria, deu a luz a seu filho primogênito. Envolveu-o em panos e o deitou numa manjedoura.” (Lc 2-7).
LEITOR 3: Jesus é o Salvador de todos os povos. É o fundamento da nossa fé.
ANIM: Vamos ouvir a palavra de Deus que nos compromete a viver de forma coerente a nossa fé, que nos foi transmitida.
CANTO: Jesus Cristo ontem, hoje e sempre; Ontem, hoje e sempre, aleluia.
– Ele é a imagem do Deus invisível, /o primogênito da criação. Tudo que existe foi nele criado, / nele encontramos a redenção.
– Ele é a cabeça da igreja seu corpo / o primogênito entre os mortais. Que nele habite a vida mais plena,/ foi do agrado de nosso pai.
LEITOR 4: Leitura do evangelho escrito por São Lucas 2,8-12.
ANIM: Minutos de silêncio para interiorizar a Palavra ouvida.
Alguém conta o texto.

  • O que diz o texto ( Repetir frases, falas sobre os personagens)
  • O que o texto fala para nós?
  • O que gostaríamos de dizer a DEUS a partir do texto?
  • Que compromisso o texto nos inspira a assumir? 

CANTO: Não pode faltar à palavra,/ Não pode faltar-nos o pão./ Não pode faltar compromisso/ A quem quer um mundo irmão. Teu pão, ó Senhor, nos sustenta,/ Na luta de mundo melhor;/ O teu Evangelho transforma!/ Tu és nosso Deus Salvador! (Bis)
ANIM: Passando a imagem do menino Jesus de mão em mão, vamos emprestar a nossa voz a quem não tem voz, apresentando ao Filho de DEUS a multidão de injustiçados. Ex: ou mãe de um filho drogado: Jesus ajuda a sair deste vício.
CANTO: Hoje é dia de a gente se encontrar /Hoje é dia de a gente resolver. / O senhor no mundo quer morar /O que é que vamos responder?
Refrão: É Natal! É natal! O menino Jesus já nasceu! É Natal! É Natal! E no meio de nós quer viver!
– Ele outrora não encontrou lugar / A cidade não tinha mais pensão Não sabia que ele vinha dar / Vida e paz, amor e salvação.
– Se o mundo é tão pequeno assim / Que não pode Cristo hospedar Nossa vida é dimensão sem fim / E é nela que ele quer morar.
ANIM: Jesus é a boa notícia que vem restaurar a realidade vivida pelo povo.
LEITOR 5: O distanciamento do próximo  nos leva a um distanciamento de Deus e vice versa. Jesus vem ao nosso encontro.
TODOS: “Não tenham medo. Nasceu para vocês um Salvador, que é o messias, o Senhor”.
LEITOR 6:  Nosso Senhor nasceu para dar um novo sentido a nossa existência. Jesus nasceu para morar em nossos corações.
TODOS: “Não tenham medo. Nasceu para vocês um Salvador, que é o messias, o Senhor”.
LEITOR 7: Para que todas as famílias possam viver no amor, na alegria do acolhimento mútuo, na dignidade de ter um lar  e comida sobre a mesa.
TODOS: “Não tenham medo. Nasceu para vocês um Salvador, que é o messias, o Senhor”.
LEITOR 8: A celebração do Natal nos motiva a fazer como os pastores de Belém , pondo-nos a caminhar ao encontro de Jesus, que representa os pobres, os marginalizados, os abandonados, os fracos…
TODOS: “Não tenham medo. Nasceu para vocês um Salvador, que é o messias, o Senhor”.
ANIM: Somos todos chamados, neste Natal, a assumir uma atitude de permanente conversão. Peçamos ao menino Jesus  que sejamos promotores da vida em plenitude, e vida para todos.
TODOS: Que a paz de Cristo reine em nossos corações e que a Palavra de Deus habite em nós para que tudo o que fizermos  em palavras e obras  o façamos em nome do Senhor. Amém.
CANTO: Refrão: Natal é vida que nasce!/ Natal é Cristo que vem! Nós somos o seu presépio,/ e a nossa casa é Belém!

  • Deus se tornou nossa grande esperança./ E como criança no mundo nasceu./ Por isso vamos abrir nossa porta;/ a Cristo o que importa é conosco viver.
  • Ele assumiu nossa vida terrena,/ Ao céu nos acena com gestos de amor./ Veio a todos salvar igualmente./ Queria ser somente nosso Pastor.
  • Deus infinito aos homens se iguala./ A todos só fala palavras de paz./ Quer ser o nosso irmão mais fraterno./ Do seu reino eterno herdeiros nos faz.

deixe um comentário