Celebração dos Pais, Catequistas e Comunidade

Celebração dos Pais, Catequistas e Comunidade
Compromisso do
s catequistas, pais, catequizandos e de toda a comunidade


Leitor – Este ano, 2012-2013, foi convocado pelo Papa Bento XVI como “Ano da Fé” para compreendermos e vivermos o fundamento da nossa fé cristã. A catequese da infância e adolescência é uma das propostas da Igreja para o crescimento da fé dos mais novos. Outras irão ser apresentadas para a formação de todas as camadas etárias. Ao iniciarmos, solenemente, a catequese da infância e adolescência convidamos toda a assembleia cristã a sentir “a alegria de crer e o entusiasmo de comunicar a fé “.

Leito Levantem-se os catequistas aqui presentes:

Sacerdote – Amigos catequistas, estais conscientes de que a missão que ides assumir é bela e nobre, mas difícil. Pergunto-vos:quereis assumir com amor e fidelidade a missão que a Igreja e esta comunidade vos confia?

Catequista – Sim, quero

Sacerdote – Tendes consciência de que não comunicais as vossas ideias ou opiniões mas a fé da Igreja. Então dizei-me: estais dispostos a aprofundar a vossa fé de modo a anunciardes com fidelidade e verdade o Evangelho de Jesus Cristo?

Catequista – Sim, estou

Leitor – Levantem-se agora os pais das crianças da catequese:

Sacerdote – Caríssimos pais, vós sois os primeiros e principais educadores da fé dos vossos filhos, sendo os catequistas vossos colaboradores. Dizei-me pois: estais dispostos a apoiar e a incentivar os filhos na participação assídua da catequese semanal e da Eucaristia dominical?

Pais – Sim, estamos

Sacerdote – Tendes consciência de que o exemplo é a melhor forma de educar. Então dizei-me: estais decididos a rezar com os vossos filhos e a viver em família os valores propostos por Jesus?

Pais – Sim, com a graça de Deus.

Leitor – Levantem-se as crianças e os adolescentes

Sacerdote – E vós, crianças e jovens, quereis conhecer um grande Amigo que vos ama e vos dá uma Vida com sentido?

Crianças e adolescentes – Sim queremos

Sacerdote  Quereis assumir o compromisso de participar com interesse e assiduidade na catequese semanal e na Missa dominical?

Crianças e adolescentes – Sim, com a ajuda de Deus

Leitor – Levante-se agora toda a assembleia

Sacerdote – Irmãos e irmãs, a catequese é tarefa de toda a comunidade e todos somos responsáveis pela educação das gerações mais novas. Assumamos a responsabilidade de dar testemunho na vida de cada dia da fé que, agora, professamos no CREDO PROFISSÃO DE FÉ.

deixe um comentário