Celebração dos Sinais de Deus

Celebração dos Sinais de Deus
Junho de 2014


 

Canto: O sol nasceu, é um novo dia, louvado seja Deus, quanta alegria. 

Anim.: Queridos catequistas, que alegria encontra-los neste dia para aprendermos e vivenciarmos  o Evangelho um pouco mais, e assim, catequizar com êxito.  Vamos nos colocar na presença de Deus que nos chamou para esta missão, traçando o sinal da nossa redenção cantando.

Canto: Em nome do Pai…

Anim.: Caros catequistas, vamos nos voltar para o corredor central e acolher os símbolos que apresentam a temática do encontro de hoje.

(estola roxa, casal com alianças, cruz, flores, vela, bíblia )

Canto: Me chamaste para caminhar na vida contigo , decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de ti.

Te amarei Senhor , te amarei Senhor, eu só encontro a paz e a  alegria bem perto de ti.(bis)

Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta; eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti. Mas tua força venceu e ao final e eu fiquei seduzido: é difícil agora viver sem saudades de ti!

Leitor 1: Sacramentos são os sinais visíveis do amor de Deus que expressam o encontro entre o humano e o divino, dentro da comunidade eclesial.

Leitor 2: Eles comunicam uma experiência de vida e de comunhão com Deus. 

Leitor 3: Os sacramentos proporcionam a revitalização da fé alimentando-a.

Leitor 4: O sacramento da reconciliação nos leva a conversão de vida.

Leitor 5: O sacramento do matrimônio  une o homem e a mulher numa aliança de amor e compromisso mútuo.

Todos: Obrigada Senhor, por se fazer presente em nossas vidas através dos sacramentos.

Anim.: A Palavra de Deus nos orienta, preparemos nossos ouvidos para escutá-la e nossos corações para acolhê-la.

Canto: Dá-me a palavra certa nº27 da folha.

Leitor 6: Leitura do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 15,1-7.

Anim.: Ao contar a parábola da ovelha perdida, Jesus nos ensina o valor do encontro, da acolhida e da misericórdia. Ele mostra que é preciso ir atrás de quem se desviou e alegrar-se com a sua volta.  Também nos faz perceber nossos erros e pedir perdão. Peçamos juntos perdão a Deus através do Salmo 51,3-6.8-21.

Lado a: Tem piedade de mim, ó Deus, conforme a tua misericórdia! Por tua infinita compaixão, apaga a minha culpa! Lava-me completamente da minha falta, e purifica-me do meu pecado!

Lado b: Porque reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre na minha frente. Contra ti, somente contra ti é que pequei, eu fiz o que é mau aos teus olhos.

Todos: Tem piedade de mim, ó Deus, conforme a tua misericórdia!

Lado a: Assim, tu és o justo ao falar, e sem reprovação no julgamento. Sim, desejas a verdade no íntimo do ser, e em segredo tu me fazes reconhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro. Lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.

Lado b: Faz-me ouvir o júbilo e a alegria, e que se alegrem os ossos que trituraste. Oculta tua face dos meus pecados, e apaga toda a minha culpa.

Todos: Tem piedade de mim, ó Deus, conforme a tua misericórdia!

Lado a: Ó Deus, cria em mim um coração puro, confirma em meu interior um espírito novo. Não me afastes para longe de teu rosto, não retires de mim teu santo espírito.

Lado b: Devolve-me o júbilo da tua salvação, e um espírito generoso me mantenha firme. Ensinarei os teus caminhos aos culpados e para ti se voltarão os pecadores.

Lado a: Livra-me do sangue, ó Deus, ó Deus meu salvador, e minha língua celebrará a tua justiça. Abre-me os lábios, Senhor, e minha boca anunciará o teu louvor.

Todos: Tem piedade de mim, ó Deus, conforme a tua misericórdia!

Lado b: Pois não queres nenhum sacrifício, e se te oferto um holocausto, não o aceitas. Sacrifícios para Deus são espíritos contritos. Um coração contrito ó Deus, tu não o desprezas.

Lado a: Faze o bem a Sião, por tua bondade; reconstrói as muralhas de Jerusalém. Então sentirás prazer nos sacrifícios de justiça, nos holocaustos e ofertas totais. E assim se ofertarão novilhos em teu altar.  

Todos: Glória ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

(Aspersão com água)

Canto:1. Vosso perdão vem renovar,/ vem renovar o nosso ser, Senhor!/ Vosso perdão vem libertar,/ Vem devolver ao coração o amor.

Refrão: Misericórdia, nosso Deus, perdão!/ Misericórdia, tende compaixão. (Bis)

2. Vosso perdão vem nos erguer,/ vem nos erguer e nos faz andar./ Vosso perdão vem reunir/ e quer fazer o povo mais feliz.

Anim.: Unindo nossas mãos, rezemos a oração que Jesus nos ensinou.

Todos: Pai Nosso…

Canto:Obrigado Senhor nº 31 da folha.

deixe um comentário