Celebração Missionária 14

Celebração Missionária


Canto Inicial:1. O Senhor me chamou a trabalhar, a messe é grande ceifar. A Ceifar, o Senhor me chamou, Senhor, aqui estou! Senhor aqui estou!

Vai trabalhar pelo mundo afora! Eu estarei até o fim contigo! Está na hora, o Senhor me chamou. Senhor, aqui estou! Senhor, aqui estou!

Dirigente: A Igreja é essencialmente missionária. Cristo foi o enviado do Pai para trazer à humanidade a boa nova do Reino. Jesus confiou aos apóstolos a missão de irem pregar pelo mundo a mensagem da Salvação. Que a Igreja de hoje continue fiel à ordem do Mestre: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Abençoai, Senhor, o trabalho dos missionários.

Todos: Senhor, que cresça sempre mais o espírito missionário na Igreja. E em todo o mundo seja ouvida a Boa-Nova da Salvação. que em nossa pátria o projeto das Igrejas-irmãs seja expressão viva do espírito missionário de nossa Igreja.

D.: Senhor nosso Deus, vós fizestes bem todas as coisas. Ordenai os passos daqueles que vos amam e que enveredam por tantos caminhos desconhecidos, a fim de anunciar a Boa-Nova do vosso amor. Dai-lhes inflamado amor a fim de que desempenhem com justiça e liberdade a missão que lhes confiastes para a vossa glória.

T.: Vós que  pensastes em tudo e em todos, dando vida e vigor a todas as pessoas, não esqueçais, Senhor, aqueles que se dedicam à obra evangelizadora, principalmente os missionários. Vós que protegeis todas as raças e povos, ouvi o clamor de todos os missionários, especialmente dos que desenvolvem seu trabalho na América Latina, para que haja menos perseguidos, menos cobiça, menos desarmonia. Dai-lhes redobrado zelo e amor pela missão para que todos conheçam a liberdade.

D.: Vós que fizestes do Apóstolo Paulo um ardoroso missionário, por sua intercessão, sejam abençoados todos os missionários. Derramai sobre eles o espírito de Verdade para que possam viver o que anunciam.

T.: Inspirai, enfim, no coração de muitos jovens o gosto pelas missões, para que em toda a terra se cante a vossa glória. Amém.

Canto: 1. Um dia escutei teu chamado, divino recado, batendo no coração. Deixei desta vida as promessas e fui bem depressa no rumo da tua mão!

Tu és a razão da jornada, tu és minha estrada, meu guia e meu fim. No grito que vem do meu povo te escuto de novo chamando por mim.

D.: “Pai, santifica-os na verdade. Assim como Tu me enviaste ao mundo, também eu os envio ao mundo”. “E rogo não somente por eles, mas ainda por aqueles que mediante a palavra deles, hão de acreditar em Mim”

T.: Estamos prontos, Senhor.

  1. : “Podeis beber o cálice que eu estou para beber e carregar o meu jugo?”

T.: Podemos com a graça, porque o “vosso jugo é suave e o vosso peso é leve”

D.: “Eu vim trazer fogo à terra, e que hei de querer senão que ele se ascenda?” “Todo aquele que mete a sua mão ao arado e olha para trás não é apto para o reino de Deus”.

T.: Senhor queremos ser vossos, inteiramente vossos: daqueles que não duvidam; daqueles que não desanimam; daqueles que não conhecem meias medidas nem atitudes ambíguas. Nós vos rogamos que nos ensineis, que nos formeis, que nos vençais e nos inflameis em santa valentia.

D.: “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo… brilhe a vossa luz perante os homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

T.: Estamos prontos, Senhor.

D.: “Sem mim nada podeis fazer, mas quem permanece em mim e Eu nele, esse produz copioso fruto, porque eu sou a videira e vós os ramos”.

T. Nós o sabemos, Senhor, mas tudo podemos com a vossa graça.

  1. O meu apóstolo Paulo disse: “Eu plantei, Apolo regou. Mas Deus é quem deu o crescimento. Assim nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega. Mas Deus, que dá o crescimento”.

T. Nós somos os instrumentos, porém, os instrumentos responsáveis pela sementeira. Vós quereis usar das nossas mãos para edificar o vosso Reino na terra.

  1. “Eu vos mando como ovelhas no meio dos lobos. Sede prudentes como as serpentes, e simples como as pombas”. “Lembrai-vos daquela palavra que Eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se eles me perseguiram a Mim, também vos hão de perseguir a vós”.

T. Senhor, também dissestes: “Tende confiança, porque eu venci o mundo” Nós confiamos em vós.

  1. “Não mais vos chamarei servos. Chamar-vos-ei amigos, porque vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me elegestes, mas fui eu quem vos escolhi e constituí para que fosseis e produzísseis frutos, e o vosso fruto permaneça, para que tudo o que em meu nome pedirdes ao Pai, Ele vo-lo conceda”.

T. Senhor, sois nosso Deus e Mestre, sois nosso Chefe, Irmão e Amigo: só Vós tendes palavras de vida eterna. Ó Pai, somos nós o Povo Eleito, que Cristo veio reunir (bis).

1. Pra viver da sua vida, aleluia! O Senhor nos enviou, aleluia!

2. Pra ser Igreja peregrina, aleluia! O Senhor nos enviou, aleluia!

3. Pra anunciar o evangelho, Aleluia! O Senhor nos enviou, Aleluia!

4. Pra ser sinal de salvação, Aleluia! O Senhor nos enviou, Aleluia!

D. Deus se serve de homens e mulheres para, sempre de novo, reconduzir seu povo ao caminho de seus planos, o que significa colocá-lo dentro de sua vontade.

T. Senhor,  chamai-nos, sempre de novo, para o vosso serviço.

  1. O apóstolo deve, antes de tudo, ter-se encontrado com o Evangelho, dever ter-se deixado penetrar por ele e deixado desencadear, no fundo de si mesmo, o processo da conversão.

T.Senhor, revelai-nos vosso Evangelho, para nele encontrarmos o caminho da conversão pessoal. Senhor, dai-nos o dom da oração, para que nela vos encontremos e encontremos a força de fazer a vossa vontade. Amém

Oração pelas vocações.

Senhor da messe e pastor do rebanho,/ faze ressoar em nossos ouvidos/ teu forte e suave convite: “Vem e segue-me!”/ Derrama sobre nós o teu Espírito,/ que ele nos dê sabedoria para ver o caminho/ e generosidade para seguir tua voz./ Senhor, que a messe não se perca por falta de operários./ Desperta nossas comunidades para a missão./ Ensina nossa vida a ser serviço./ Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino,/ na vida consagrada e religiosa./ Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores./ Sustenta a fidelidade dos nossos bispos,/ padres e ministros./ Dá perseverança aos nossos seminaristas./ Desperta o coração de nossos jovens/ para o ministério pastoral em tua Igreja./ Senhor da messe e pastor do rebanho,/ chama-nos para o serviço de teu povo./ Maria, Mãe da Igreja,/ modelo e servidora do Evangelho,/ ajuda-nos a responder “sim”. Amém. 

Canto.

1. Quero ouvir teu apelo, Senhor, ao teu chamado de amor responder. Na alegria te quero servir, e anunciar o teu reino de amor.

E pelo mundo eu vou, cantando o teu amor, pois disponível estou para servir-te, Senhor . (bis)

2. Dia a dia tua graça me dás; nela se apóia o meu caminhar. Se estás ao meu lado, Senhor, o que, então, poderei eu temer

E pelo mundo eu vou, cantando o teu amor, pois disponível estou para servir-te, Senhor . (bis)

deixe um comentário