Celebração Missionária 16

Celebração Missionária


1) Anim.: Estamos no mês missionário. Ser missionário é ouvir o clamor de Deus, e se colocar a serviço. Estamos reunidos em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

2) CANTO: 1. Pelo batismo recebi uma missão/ Vou trabalhar pelo reino do Senhor/ Vou anunciar o Evangelho para os povos/ Vou ser, profeta, sacerdote, rei, pastor./ Vou anunciar a Boa nova de Jesus/ Como profeta recebi esta missão/ Onde eu for serei fermento , sal e luz/ Levando a todos a mensagem de cristão.

Anim: Outubro é um mês rico de festas litúrgicas, solenidades e memórias. A Igreja nos pede mais fervor na oração do rosário.

Celebramos no dia 7 de outubro a festa da Bem-Aventurada Virgem do Rosário. A Virgem nos convida a contemplar a beleza dessa prece tão simples e tão profunda.

Todos:  Mãe Aparecida, iluminai-nos na difícil tarefa de evangelizar.

Anim.:  Ser missionário é amar de maneira incondicional, levando a palavra de Deus a todos os povos.

Todos: Senhor, a exemplo de São Francisco, fazei de nós instrumentos de vossa paz.

Leitor 1: Missão  não é escolha, mas parte da identidade cristã. Missão possibilita-nos prestar ao mundo o serviço da salvação (João Paulo II).

Leitor 2: Jesus deixou um mandamento  para a missão “Ide e fazei discípulos em todas as nações”.

Leitor 3:  Lembramos, de maneira especial, todos os missionários que dedicaram suas vidas pelo bem do próximo a começar pelos padroeiros das Missões São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, e os que ainda hoje deixam suas terras e partem para lugares desconhecidos e necessitados, levando ajuda humanitária e o amor de Deus…

Todos: Jesus disse a todos: Eu estarei convosco até o fim dos tempos”.

Anim.:  A exemplo de Santa Teresinha que simplesmente amou o Senhor de todo seu coração e a Ele serviu na simplicidade, aclamemos a palavra de Deus.

3) Canto: Dá-me a palavra certa, na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa. Dá-me a cantiga certa, na hora certa, e do jeito certo e pra pessoa certa.
1. Palavra é como pedra, preciosa sim, quem sabe o valor cuida bem do que diz. Palavra é como brasa, queima até o fim. Quem sabe o que diz a de ser mais feliz.

4) Proclamação do Evangelho de São Lucas Lc 9, 57-62

Partilha: O que esta Palavra fala para nós?

5) Anim.: Dirijamos  ao Deus de bondade e misericórdia os nossos pedidos de perdão.

Leitor 1: Pelas vezes que nos omitimos diante dos problemas de nossas comunidades, não vivendo como discípulos missionários de Jesus.

Todos: Perdoai-nos Senhor.

Leitor 2: Pelas vezes que desanimamos das nossas tarefas pastorais, atribuindo   aos irmãos a responsabilidade pelo nosso desânimo.

Todos: Perdoai-nos Senhor.

Leitor 3: Pelas vezes que não convidamos a comunidade para participar da responsabilidade de viver uma fé celebrativa e vivencial.

Todos: Perdoai-nos Senhor

Leitor 4: Pelas vezes que nos omitimos em cuidar do planeta, nossa casa   comum.

Anim.: “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossas palavras e obras é nossa alegria”.

celebracao-missionaria-16

TODOS: A missão da Igreja é evangelizar. A nossa missão é anunciar a todos que Deus nos ama. Seguindo os passos de Jesus servidor. 

Canto: Vai, vai, missionário do Senhor,

Vai trabalhar na messe com ardor.
Cristo também chegou para anunciar:
Não tenhas medo de evangelizar.

Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus
À América Latina e aos sofridos povos seus,
Que passam fome, labutam, se condoem,
Mas acreditam na libertação. 

Anim: Conservemos em nós, a ousadia e a coragem de Maria, e dos Apóstolos.

Rezemos:

Todos: Senhor Jesus Cristo,
Vós que nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai celeste, e nos dissestes que “quem Vos vê, vê a Ele, mostrai-nos o Vosso rosto e seremos salvos!

Lado 1: O Vosso olhar de amor libertou Zaqueu e Mateus da escravidão do dinheiro;
Lado 2: A adúltera e Madalena de colocarem a felicidade apenas numa criatura;
Lado 1: Fez Pedro chorar depois da traição, e assegurou o Paraíso ao ladrão arrependido.

Todos: Fazei que cada um de nós considere como dirigida a si mesmo  as palavras que dissestes à mulher samaritana:
«Se tu conhecesses o dom de Deus!»
 

Lado 2: Vós sois o rosto visível do Pai invisível, do Deus que manifesta a sua omnipotência,  sobretudo com o perdão e a misericórdia:
Todos: Fazei que a Igreja seja no mundo o vosso rosto visível de vós, seu Senhor, ressuscitado e na gloria. 

Lado 1: Vós quisestes que os vossos ministros fossem também eles revestidos de fraqueza para sentirem justa compaixão por aqueles  que estão na ignorância e no erro. 

Todos: Fazei que todos os que se aproximem de cada um deles se sintam esperados, amados e perdoados por Deus. 

Lado 2: Enviai o Vosso Espírito e consagrai-nos a todos com a sua unção para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça do Senhor e a vossa Igreja possa, com renovado entusiasmo, levar aos pobres a alegre mensagem.

Todos: Proclamar aos cativos e oprimidos a libertação e aos cegos e restaurar a vista. Nós Vo-lo pedimos por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia, a Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém 

Canto: TU TE ABEIRASTE DA PRAIA
Tu te abeiraste da praia./ Não buscaste nem sábios nem ricos,/ somente queres que eu te siga.
/:Senhor, tu me olhaste nos olhos,/ a sorrir pronunciaste meu nome./ Lá na praia, eu larguei o meu barco…/ Junto a ti buscarei outro mar/: