Celebração Natalina 7

Não tenha medo!
Eu anuncio para vocês a Boa Notícia!

(Lc, 2, 10)


Canto: Natal é vida que nasce./ Natal é Cristo que vem. Nós somos o seu presépio,/ e a nossa casa é Belém.

Anim.: O mistério da encarnação, que celebramos no Natal, revela o quanto Deus nos ama. Em Jesus de Nazaré vem participar da vida humana para conceder-nos a vida divina.

Todos (as): Ele é o Filho amado do Pai que não se envergonhou de chamar-nos irmãos (cf. Hb 2, 11).

Leitor 1: A vinda do Filho de Deus à terra é um acontecimento de tal imensidão que Deus quis prepará-lo durante séculos.

Leitor 2: Nós também, queremos preparar este tempo maravilhoso, o tempo do advento.

Todos: Tempo de chegada, expectativa, esperança, conversão, peregrinação e acolhimento.

Leitor 3: A espera é tanto mais fervorosa, quanto maior for o motivo de nossa expectativa. Nós esperamos o Bem Supremo, Jesus Cristo, o centro da humanidade.

Anim.: A preparação para o Natal está cheia de sinais e símbolos. Entre estes temos o verde da coroa do advento que simboliza a esperança do povo no Rei que vem.

Leitor 4: Esperança de que seja diferente dos demais, que oprimem, escravizam e dominam. Esperança de um libertador que caminhe com seu povo.

(Cada participante ganha um ramo e ao montar uma coroa diz que esperanças traz dentro de si).

Canto:/:Virá o dia em que todos, ao levantar a vista,/ veremos nesta terra reinar a liberdade:/

Anim.: Ao fazer a coroa do advento queremos trazer presente os principais personagens que nos lembram o Natal.

Leitor 5: (Alguém traz uma vela roxa) – O profeta Isaías nos diz que: “O Senhor é, de fato, o Deus conosco” (Is 7, 14). Ele deseja ser procurado. Vem em auxílio dos que invocam seu nome, que dele se acercam.

Canto:  /:Vem, ó Senhor, com o teu povo caminhar,/ teu corpo e sangue vida e força vêm nos dar. (bis)

Leitor 6: (Vela lilás) – João Batista dá testemunho da luz verdadeira, o Verbo de Deus. Prepara os caminhos do Senhor. É o instrumento por meio do qual Deus revela seu Filho ao mundo.

Canto:  /:Vem, ó Senhor, com o teu povo caminhar,/ teu corpo e sangue vida e força vêm nos dar. (bis)

Leitor 7: (Vela rosa) – Maria é modelo de acolhimento, gratidão e espírito de oração. O “faça-se em mim segundo a tua Palavra” transforma Maria na principal protagonista humana do mistério da encarnação.

Canto:  /:Vem, ó Senhor, com o teu povo caminhar,/ teu corpo e sangue vida e força vêm nos dar. (bis)

Leitor 8: (Vela branca) Jesus é o Messias, o Salvador, que é a luz do mundo. Natal é a festa da alegria, porque o Senhor vem para salvar-nos. Jesus é o Emanuel, o Deus conosco, portanto, Ele está entre nós.

Canto:  /:Vem, ó Senhor, com o teu povo caminhar,/ teu corpo e sangue vida e força vêm nos dar. (bis)

Anim.:  O anjo diz aos pastores: “Eu anuncio para vocês uma grande alegria”, isto é uma grande notícia. Esta notícia é a presença de Deus em nosso meio.

T: Natal é a celebração do amor que se doa, que se faz menino, que se torna pequeno, tendo braços e coração abertos para abraçar o mundo.

Anim.: Vamos acolher a Boa Notícia cantando: 

Canto:Vem, Senhor, vem nos salvar. Com teu povo vem caminhar(bis).

Leitor 9: Leitura do Evangelho escrito por Lucas 2, 10-14.

(Momentos de silêncio para interiorizar a Palavra).

Anim.: O que significa para nós “Não tenham medo!”?

Quais são para nós, as grandes alegrias neste tempo de Natal?

Canto:Chegou a hora de sonhar de novo,/ de tornar-se povo e se fazer irmão./Chegou a hora que ligeiro passa,/ de ganhar a graça e a conversão.

/: Irmã, irmão,/ olha pra dentro do teu coração./

Vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver:/.

Anim.:  Em sinal de nossa convivência fraterna  vamos nos desejar com alegria um Natal de amor, paz, carinho e amizade.

Cada qual pode repetir uma frase:

É Natal! Quero ver você sorrindo.

É Natal! Quero acolhê-lo(la) com carinho.

É Natal! Quero abraçá-lo(la) pedindo perdão.

É Natal! Quero partilhar com você minha vida…

Anim.: Na força da fé e na alegria da esperança, rezemos com amor:

Leitor 1: No meio de nossas dores e angústias, tu surgiste como um raio de esperança.

Todos: Viver o Natal é fazer alguém sorrir.

Leitor 2: Do meio de nossa seriedade, de pessoas preocupadas, vieste como menino para nos ensinar a rir, a cantar e nos alegrar.

Todos: Viver o Natal é fazer alguém feliz pela partilha.

Leitor 3: Do meio de nosso egoísmo, ganância e injustiça, tu como Deus, te aproximaste de nós de maneira humilde, simples e pleno de vida.

Todos: Viver o Natal é saber perdoar e usar a linguagem do amor.

Leitor 4: Do meio de nossas contradições, falta de esperança, tu nos ensinaste que a vida é bem melhor ao lado do bem, do amor, da doação.

Todos: Viver o Natal é construir um mundo melhor e lutar pela paz.

Anim.:  Invoquemos todos juntos a presença do Senhor.

Todos: Que Jesus, o Filho de Deus e nosso irmão, salvador de todos os povos, se faça de novo presente como uma criança em cada homem e em cada mulher.

   Que o nosso mundo seja transformado em seu Reino pela ação do seu Espírito de amor. E que a nossa vida seja plena de alegria e esperança, porque um menino nos foi dado! E o mundo tornou-se espaço de Deus. Amém.

Canto:Da cepa brotou a rama,/ da rama brotou a flor,/ da flor nasceu Maria/ de Maria o Salvador!/

deixe um comentário