Celebração para o Dia do Catequista

Celebração para o Dia do Catequista


Ambiente: Bíblia, vela, flores, documento Catequese Renovada nº 26 da CNBB. (Velas para todos os catequistas presentes).

Animador: Queridos Catequistas!

Estamos celebrando neste mês, o dia do catequista. Temos muitos motivos para louvar a agradecer a Deus por sermos catequistas. O Senhor nos escolheu, chamou e nos enviou para este serviço à Igreja. É graça e dom.

Reunidos como discípulos missionários, queremos louvar e bendizer a Deus pela vocação de cada um, pois “Jesus chamou os que desejava escolher” (Mc 3, 13). Nosso agradecimento por todos os que ouviram o chamado do Mestre e disseram o seu sim!

Canto: Senhor se tu me chamas eu quero te ouvir, se queres que eu te siga, respondo eis-me aqui!

1. Profetas te ouviram e seguiram tua voz / andaram mundo afora e pregaram sem temor. / Seus passos tu firmaste sustentando o seu vigor / Profeta tu me chamas, vê Senhor, aqui estou.

2. Os séculos passaram, não passou, porém tua voz, / que chama ainda hoje, / e convida a te seguir. / Há homens e mulheres que te amam mais que a si, / e dizem com firmeza, vê Senhor, estou aqui.

Leitor 1: Senhor,  que nossa missão como catequistas seja de uma experiência viva e profunda do encontro contigo,  que nos ajude a te revelar aos nossos catequizandos.

Todos:  Senhor, olhaste para mim e quiseste contar comigo.

Leitor 2: Senhor, queremos te louvar e agradecer, pela Catequese Renovada que nos trouxe muito mais que um documento, um grande espírito de renovação, não só da catequese, como de toda a evangelização da Igreja.

Todos:  Senhor, olhaste para mim e quiseste contar comigo.

Leitor 3: Dá-nos Senhor, coragem e ousadia para abrirmos nosso coração ao teu amor e fazermos de nossos catequizandos teus discípulos missionários através de uma catequese que os leve ao encontro pessoal com Jesus Cristo e opção por teu seguimento!

TodosDá-nos um coração missionário, com a amplitude do Reino de Deus, com a coragem e testemunho dos profetas e mártires, com a fé, a humildade e a audácia dos Santos e Santas.

Canto: /:É como a chuva que lava / é como o fogo que abrasa. / Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal:/

Leitor 4: Evangelho de Lucas, 5,1-11 (momento de silêncio).

  • Reconstruir a cena (personagens, quem fala, o que fala, expressar ações presentes). Ex.: Jesus viu duas barcas.
  • Qual a frase que mais tocou nosso coração?
  • O que o Senhor fala para nós, hoje, através deste texto?
  • O que significa para nós catequistas o que Jesus falou a Pedro. “Avance para águas mais profundas, e lancem as redes para a pesca”? (Lc 1,4).

Mantra: Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor! /:Lâmpada para os meus Senhor, luz para o meu caminho:/.

Animador: Após escutarmos e refletirmos o evangelho de Lucas podemos ainda dizer:

Leitor 5: Seguindo o seu caminho, Jesus atrai, junto ao lago de Genesaré  a multidão que quer ouvir sua Palavra. O povo se encanta com o modo de falar de Jesus e se aglomera ao seu redor.

Leitor 6: O Mestre busca novas formas de se comunicar. Percebe-se Nele o desejo de uma comunicação direta, de aproximidade, fala a linguagem do povo.

Leitor 7: Aparecem os primeiros discípulos. Como estes pescadores se tornaram discípulos de Jesus? Jesus se faz um deles. Usa a linguagem dos pescadores. Entra na realidade sofrida da falta de peixes. A barca é um ambiente familiar. Jesus é a expressão viva de um Deus presente, misericordioso que toca seus corações.

Animador: Neste momento façamos nossa profissão de fé, diante da Palavra de Jesus que disse: “Não tenha medo! De hoje em diante você será pescador de homens”? (Lc 5,10). (Todos acendem a vela no círio, cantando: Catequista protagonista Hino do Sulão.

 

HINO 8º SULÃO DE CATEQUESE

Catequista, protagonista da fé, do amor e da esperança!

1. Quando o Espírito de Deus é acolhido em nosso ser, uma força nos anima para a vida promover.
2. Com as tochas sempre acesas trabalhamos com ardor, quais profetas anunciamos a chegada do Senhor.
3. Tendo n’alma amor ao Reino, vale a pena semear. Não perde a boa semente, sempre vai frutificar.
4. No mistério mergulhamos, ao encontro de Jesus. N’Ele as luzes da Esperança vão achando a grande luz.

Animador: Vocês creem em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra, assim como ensinam na catequese?

Todos: Sim, cremos.

Animador: Vocês creem em Jesus Cristo e o seguem com fidelidade, levando os catequizandos à experiência do encontro com Ele?

Todos: Sim, cremos e procuramos segui-lo.

Animador: Vocês creem no Espírito Santo que com o Pai e o Filho, formam a melhor comunidade de amor e incentivam a vivência deste amor?

Todos: Sim, cremos e incentivamos.

Animador: Vocês creem que a Igreja-comunidade é o caminho para a construção do Reino de Deus na história, que leva ao Reino definitivo e ajuda a todos a vivenciar esta mesma fé?

Todos: Sim, cremos e procuramos testemunhar.

Canto:  Me chamaste para caminhar na vida contigo , decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de ti.

Te amarei Senhor , te amarei Senhor, eu só encontro a paz e a  alegria bem perto de ti.

Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta;eu pensei na fuga esconder-me,  ir longe de ti. Mas tua força venceu e ao final e eu fiquei seduzido: é difícil agora viver sem saudades de ti!

Todos: Queremos te louvar e bendizer, Senhor Deus da vida, pelo Ano da Fé, que nos renova e nos move ao aprofundamento do Anúncio de Tua Palavra. Queremos te louvar pela vivência especial dos 30 anos do Documento nº 26 da CNBB, Catequese Renovada, que abriu caminhos, mentes e corações para um novo movimento catequético de renovação promissora.

Animador: Saudemos Nossa Senhora, nossa Mãe querida, Mãe da Igreja, a primeira catequista, rezando:

Todos: Maria, Mãe nossa da libertação:

  • Ensina-nos a ler a Bíblia – lendo Deus.
  • Ensina-nos a ler a história – lendo Deus, lendo o homem e a mulher como intuía a tua fé.
  • Ensina-nos a ler a vida- lendo Deus, lendo-a como iam descobrindo teus olhos, tuas mãos, tuas dores e tua esperança!
  • Fica conosco, Mãe de Jesus e nossa Mãe, que o reino está por chegar!

(Dom Pedro Casaldáliga)
Canto: 
Maria de Nazaré, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fé. E por filho me adotou. Às vezes eu paro e fico a pensar. E sem perceber me vejo a rezar. E o meu coração me põe a cantar. Pra virgem de Nazaré. Menina que Deus amou e escolheu. Pra mãe de Jesus o filho de Deus. Maria que o povo inteiro elegeu. Senhora e mãe do céu. Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus

deixe um comentário