CelebraA�A?o para o Dia do Catequista

CelebraA�A?o para o Dia do Catequista


Ambiente:A�BA�blia, vela, flores, documento Catequese Renovada nA? 26 da CNBB. (Velas para todos os catequistas presentes).

Animador:A�Queridos Catequistas!

Estamos celebrando neste mA?s, o dia do catequista. Temos muitos motivos para louvar a agradecer a Deus por sermos catequistas. O Senhor nos escolheu, chamou e nos enviou para este serviA�o A� Igreja. A� graA�a e dom.

Reunidos como discA�pulos missionA?rios, queremos louvar e bendizer a Deus pela vocaA�A?o de cada um, pois a�?Jesus chamou os que desejava escolhera�? (Mc 3, 13). Nosso agradecimento por todos os que ouviram o chamado do Mestre e disseram o seuA�sim!

Canto:A�Senhor se tu me chamas eu quero te ouvir, se queres que eu te siga, respondo eis-me aqui!

1.A�Profetas te ouviram e seguiram tua voz / andaram mundo afora e pregaram sem temor. / Seus passos tu firmaste sustentando o seu vigor / Profeta tu me chamas, vA? Senhor, aqui estou.

2.A�Os sA�culos passaram, nA?o passou, porA�m tua voz, / que chama ainda hoje, / e convida a te seguir. / HA? homens e mulheres que te amam mais que a si, / e dizem com firmeza, vA? Senhor, estou aqui.

Leitor 1:A�Senhor, A�que nossa missA?o como catequistas seja de uma experiA?ncia viva e profunda do encontro contigo, A�que nos ajude a te revelar aos nossos catequizandos.

Todos: A�Senhor, olhaste para mim e quiseste contar comigo.

Leitor 2: Senhor, queremos te louvar e agradecer, pela Catequese Renovada que nos trouxe muito mais que um documento, um grande espA�rito de renovaA�A?o, nA?o sA? da catequese, como de toda a evangelizaA�A?o da Igreja.

Todos:A� Senhor, olhaste para mim e quiseste contar comigo.

Leitor 3: DA?-nos Senhor, coragem e ousadia para abrirmos nosso coraA�A?o ao teu amor e fazermos de nossos catequizandos teus discA�pulos missionA?rios atravA�s de uma catequese que os leve ao encontro pessoal com Jesus Cristo e opA�A?o por teu seguimento!

Todos:A�DA?-nos um coraA�A?o missionA?rio, com a amplitude do Reino de Deus, com a coragem e testemunho dos profetas e mA?rtires, com a fA�, a humildade e a audA?cia dos Santos e Santas.

Canto:A�/:A� como a chuva que lava / A� como o fogo que abrasa. / Tua Palavra A� assim, nA?o passa por mim sem deixar um sinal:/

Leitor 4: Evangelho de Lucas, 5,1-11A�(momento de silA?ncio).

  • Reconstruir a cena (personagens, quem fala, o que fala, expressar aA�A�es presentes). Ex.: Jesus viu duas barcas.
  • Qual a frase que mais tocou nosso coraA�A?o?
  • O que o Senhor fala para nA?s, hoje, atravA�s deste texto?
  • O que significa para nA?s catequistas o que Jesus falou a Pedro. a�?Avance para A?guas mais profundas, e lancem as redes para a pescaa�?? (Lc 1,4).

Mantra: Tua Palavra A� lA?mpada para os meus pA�s, Senhor! /:LA?mpada para os meus Senhor, luz para o meu caminho:/.

Animador:A�ApA?s escutarmos e refletirmos o evangelho de Lucas podemos ainda dizer:

Leitor 5:A�Seguindo o seu caminho, Jesus atrai, junto ao lago de GenesarA�A� a multidA?o que quer ouvir sua Palavra. O povo se encanta com o modo de falar de Jesus e se aglomera ao seu redor.

Leitor 6:A�O Mestre busca novas formas de se comunicar. Percebe-se Nele o desejo de uma comunicaA�A?o direta, de aproximidade, fala a linguagem do povo.

Leitor 7:A�Aparecem os primeiros discA�pulos. Como estes pescadores se tornaram discA�pulos de Jesus? Jesus se faz um deles. Usa a linguagem dos pescadores. Entra na realidade sofrida da falta de peixes. A barca A� um ambiente familiar. Jesus A� a expressA?o viva de um Deus presente, misericordioso que toca seus coraA�A�es.

Animador:A�Neste momento faA�amos nossaA�profissA?o de fA�, diante da Palavra de Jesus que disse:A�a�?NA?o tenha medo! De hoje em diante vocA? serA? pescador de homensa�??A�(Lc 5,10). (Todos acendem a vela no cA�rio, cantando:A�Catequista protagonista Hino do SulA?o.

 

HINO 8A? SULA?O DE CATEQUESE

Catequista, protagonista da fA�, do amor e da esperanA�a!

1. Quando o EspA�rito de Deus A� acolhido em nosso ser, uma forA�a nos anima para a vida promover.
2. Com as tochas sempre acesas trabalhamos com ardor, quais profetas anunciamos a chegada do Senhor.
3. Tendo na��alma amor ao Reino, vale a pena semear. NA?o perde a boa semente, sempre vai frutificar.
4. No mistA�rio mergulhamos, ao encontro de Jesus. Na��Ele as luzes da EsperanA�a vA?o achando a grande luz.

Animador:A�VocA?s creem em Deus Pai todo poderoso, criador do cA�u e da terra, assim como ensinam na catequese?

Todos: Sim, cremos.

Animador:A�VocA?s creem em Jesus Cristo e o seguem com fidelidade, levando os catequizandos A� experiA?ncia do encontro com Ele?

Todos: Sim, cremos e procuramos segui-lo.

Animador:A�VocA?s creem no EspA�rito Santo que com o Pai e o Filho, formam a melhor comunidade de amor e incentivam a vivA?ncia deste amor?

Todos:A�Sim, cremos e incentivamos.

Animador:A�VocA?s creem que a Igreja-comunidade A� o caminho para a construA�A?o do Reino de Deus na histA?ria, que leva ao Reino definitivo e ajuda a todos a vivenciar esta mesma fA�?

Todos:A�Sim,A�cremos e procuramos testemunhar.

Canto: A�Me chamaste para caminhar na vida contigo , decidi para sempre seguir-te, nA?o voltar atrA?s. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, A� difA�cil agora viver sem lembrar-me de ti.

Te amarei Senhor , te amarei Senhor, eu sA? encontro a paz e aA� alegria bem perto de ti.

Eu pensei muitas vezes calar e nA?o dar nem resposta;eu pensei na fuga esconder-me,A� ir longe de ti. Mas tua forA�a venceu e ao final e eu fiquei seduzido: A� difA�cil agora viver sem saudades de ti!

Todos:A�Queremos te louvar e bendizer, Senhor Deus da vida, peloA�Ano da FA�,A�que nos renova e nos move ao aprofundamento do AnA?ncio de Tua Palavra. Queremos te louvar pela vivA?ncia especial dos 30 anos do Documento nA? 26 da CNBB,A�Catequese Renovada,A�que abriu caminhos, mentes e coraA�A�es para um novo movimento catequA�tico de renovaA�A?o promissora.

Animador:A�Saudemos Nossa Senhora, nossa MA?e querida, MA?e da Igreja, a primeira catequista, rezando:

Todos:A�Maria, MA?e nossa da libertaA�A?o:

  • Ensina-nos a ler a BA�blia – lendo Deus.
  • Ensina-nos a ler a histA?ria a�� lendo Deus, lendo o homem e a mulher como intuA�a a tua fA�.
  • Ensina-nos a ler a vida- lendo Deus, lendo-a como iam descobrindo teus olhos, tuas mA?os, tuas dores e tua esperanA�a!
  • Fica conosco, MA?e de Jesus e nossa MA?e, que o reino estA? por chegar!

(Dom Pedro CasaldA?liga)
Canto:A�
Maria de NazarA�, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fA�. E por filho me adotou. A�s vezes eu paro e fico a pensar. E sem perceber me vejo a rezar. E o meu coraA�A?o me pA�e a cantar. Pra virgem de NazarA�. Menina que Deus amou e escolheu. Pra mA?e de Jesus o filho de Deus. Maria que o povo inteiro elegeu. Senhora e mA?e do cA�u.A�Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, MA?e de Jesus

deixe um comentário