Celebrar Pentecostes na Comunidade

Celebrar Pentecostes na Comunidade


Refrão meditativo: A nós descei divina luz, a nós descei divina luz. E em nossas almas acendei, o amor, o amor de Jesus.

Anim.: A Solenidade de Pentecostes, celebrada cinquenta dias depois da Páscoa, nos convida a perceber a presença do Espírito Santo em nossa vida. Os dons do Espírito Santo são inúmeros. Hoje, rezaremos com sete deles, recordando que o número sete significa universalidade, totalidade.

Todos: Espírito Santo, luz divina. lluminai-nos.

Leitor 1: A Sabedoria nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus. Ela nos ajuda a buscar os reais valores da vida, por meio de práticas de justiça, misericórdia e caridade.

Leitor 2: O Entendimento ajuda a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e ensinadas pela Igreja. É o dom do conhecimento.

Leitor 3: A Ciência é o dom de descobrir, inventar, recriar formas com a linguagem de Deus para cuidar da vida e salvar o ser humano e a natureza.

Todos: Vem, Espírito Santo, vem. Vem iluminar. (2x)

Leitor 4: O Conselho é o dom de orientar e ajudar quem precisa. Ele permite o diálogo e a escuta fraterna, em família e em comunidade.

Leitor 5: A Fortaleza é o dom que torna as pessoas fortes e corajosas para enfrentar as dificuldades da vida com fé convicta. A Fortaleza anima a personalidade e conserva os valores cristãos.

Leitor 6: A Piedade é o dom da oração e da mística. Coloca-nos em atitude de filhos e filhas de Deus, em profundo diálogo com Deus. O dom da Piedade inspira o fiel para oração, louvor e adoração.

Todos: Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de amor. Vem à nós, traz à Igreja um novo vigor.

Leitor 7: O Temor de Deus nos ajuda a reconhecer o quanto Deus ama a humanidade. O Temor de Deus não é ter medo, mas reconhecer a presença de Deus em todos os momentos da vida, evitando o pecado.

Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.