Como ler a BAi??blia na Catequese

Como ler a BAi??blia na Catequese


1- IntroduAi??A?o

A BAi??blia retrata o itinerA?rio da fAi?? de um povo, por isso, Ai?? nela que buscamos luz e inspiraAi??A?o para todo o processo da evangelizaAi??A?o e da catequese, sobretudo quando se trata dos adultos. Mas para trabalhar de forma adequada, faz-se necessA?ria uma sA?lida formaAi??A?o bAi??blica tanto do/as catequistas e outras lideranAi??as de base, quanto dos seus formadores. Isto supAi??e que se conheAi??a e leve Ai?? prA?tica, na formaAi??A?o e na catequese, os avanAi??os no campo da hermenA?utica bAi??blica (mAi??todos de abordagens e de interpretaAi??Ai??es jA? assumidos e recomendados pelo MagistAi??rio).

A Palavra de Deus, tal como encontramos na BAi??blia Ai?? o coraAi??A?o da Catequese. A catequese nasce da Palavra de Deus nas Sagradas Escrituras. Na Igreja a partir do Vaticano II a BAi??blia recuperou o lugar que nunca devia ter perdido.

A fonte na qual a catequese busca a sua mensagem Ai?? a Palavra de Deus. A catequese hA? de haurir sempre o seu conteA?do na fonte viva da Palavra de Deus, transmitida na TradiAi??A?o e na Escritura (CT 27). A BAi??blia ocupa lugar especial: nela, a Igreja reconhece o testemunho autA?ntico da RevelaAi??A?o divina. Ai?? o livro de catequese por excelA?ncia; os textos catequAi??ticos lhe servem de complementaAi??A?oai??? (TM, 24). O Documento de Catequese Renovada recorda que os manuais de catequAi??tica nA?o devem substituir a leitura da BAi??blia, o livro da catequese por excelA?ncia da catequese, mas orientar para ela (CR nA? 154; DNC nA? 104).

2- Dificuldades mais freqA?entes dos catequistas em relaAi??A?o Ai?? BAi??blia

O catequista como o fiel ouvinte da Palavra Ai?? considerado o ministro da Palavra. Aquele que tem a missA?o de fazer ressoar a Palavra de Deus em todo lugar. Ai?? aquele e aquela que acompanha, que introduz os catequizandos na escuta da Palavra. Neste caminhar o catequista encontram-se algumas dificuldades como:

Falta de preparaAi??A?o
Ai?? muito comum entre os catequistas a falta de preparaAi??A?o, experiA?ncia e conhecimento das Escrituras. Ele nA?o Ai?? um exegeta, um especialista nas ciA?ncias BAi??blicas. PorAi??m sabe que deve ser um bom leitor e conhecedor das escrituras e procura ser um excelente comunicador da fAi??. A BAi??blia deve ser para o catequista algo como sua casa, sua famAi??lia. PorAi??m, como fazer para que o catequista cresAi??a na familiaridade com a BAi??blia? Como capacitA?-los?

Linguagem distinta
Como ouvinte e servidor da palavra, o catequista deve perceber o mistAi??rio de Deus revelado na histA?ria humana e transmiti-la numa linguagem que fale ao coraAi??A?o humano. Levar os catequizandos a descobrir a proposta da mensagem que a palavra traz para cada um. Percebe-se um distanciamento entre o modo de falar da BAi??blia e a maneira como o catequista transmite aos seus catequizandos. O que fazer para entender a linguagem da BAi??blia?

Formas de pensar diferentes
A maneira de pensar dos catequistas, homens e mulheres de hoje Ai?? muito distinta da forma do pensar que encontramos na BAi??blia. HA? muitas palavras, sAi??mbolos na BAi??blia que correspondem a seu tempo, aos povos e culturas da Ai??poca em que surgiu tal livro e que na maioria das vezes nA?o traz nenhuma mensagem a cultura e a realidade do povo nos seus diversos lugares. Como entender a maneira de pensar que estA? por traz de um texto?

Ambientes diversos
Percebe-se uma grande dificuldade em descobrir o ambiente em que nasceu o texto. O povo da BAi??blia era um povo profundamente religioso, de tal forma que nA?o podia entender nada sem fazer a relaAi??A?o com Deus. O sagrado estava presente em todas as manifestaAi??Ai??es de sua vida. Sempre estava em relaAi??A?o com o divino, o ambiente campesino ou pastoril. A presenAi??a do divino estava em toda parte (Sl 139). PorAi??m hoje os ambientes onde se escuta e transmite a Palavra Ai?? muito distinto do ambiente de onde originou tal texto. O que fazer para aproximar o ambiente da BAi??blia com o ambiente de hoje? O desafio do catequista e da comunidade catequizadora Ai?? o de buscar a atualizaAi??A?o e a formaAi??A?o.

Outras dificuldades
Leitura utilitarista. A leitura ao pAi?? da letra (fundamentalista). Muitas vezes acham que a BAi??blia Ai?? um livro muito difAi??cil de entender e recorrem somente Ai??queles textos consideram de maior facilidade. HA? um grande crescimento da leitura liberalista da BAi??blia. Como motivar os catequistas para a leitura adequada da BAi??blia?

3- CRITAi??RIOS PARA A LEITURA DA BA?BLIA NA CATEQUESE

  • Crer que BAi??blia Ai?? a Palavra de Deus e Palavra da vida
    Ai?? Esta fAi?? Ai?? o ponto de partida para a leitura fiel da BAi??blia
    Ai?? Ai?? a porta de entrada que faz compreender que a BAi??blia Ai?? Palavra de Deus, Ai?? inspiraAi??A?o de Deus, ai??? Toda Escritura Ai?? inspirada por Deus e A?til para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiAi??a, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra (2 Tm 3, 16-17).
    Ai?? A BAi??blia Ai?? a Palavra de Deus: Por ser Palavra de Deus ela tem autoridade sobre os leitores e ouvintes dela mesma; Ai?? regra da nossa fAi?? unida a TradiAi??A?o; estA? na raiz da vida da Igreja que nasce e alimenta ai??i??se nela; tem uma forAi??a especial para realizar o que transmite; comunica o EspAi??rito Santo a quem lA? com fAi??; estA? na comunidade para que os pastores (MagistAi??rio) vivam segundo a palavra. Como recomenda Tiago ai??? Tornai-vos praticantes da Palavra e nA?o simples ouvintes, enganando-vos a vA?s mesmos (Tg 1, 22).
  • Ai?? Palavra de Deus em linguagem humana
    Ai?? O Concilio Vaticano II nos recorda que nas Sagradas Escrituras Deus falou de modo humano, atravAi??s de homens e mulheres. Porque Ai?? a A?nica linguagem que os homens e mulheres podem entender. Uma linguagem com todas as possibilidades e limitaAi??Ai??es. Como afirma a Dei Verbum, ai???A BAi??blia Ai?? Palavra de Deus em linguagem humana, pois Deus se revelou bem por dentro de nossas lutas e sofrimentos, alegrias e conquistas, virtudes e pecado (cf DV 2)ai???.
    Ai?? Desde o momento da CriaAi??A?o e EncarnaAi??A?o Deus se fez um como nA?s para falar em linguagem humana. Para entender a linguagem das Escrituras faz-se necessA?rio entender a linguagem humana: o modo de falar, os costumes, a cultura, ritos…
  • Deus se revela na Palavra e na Escritura
    Ai?? Antes de ser um conjunto de verdades (dogma de fAi??) a Sagrada Escritura Ai?? a manifestaAi??A?o plena da vida, da graAi??a, do amor e da misericA?rdia de Deus para com seus filhos e filhas.
    Ai?? Na BAi??blia encontramos a presenAi??a amorosa de Deus, que experimentamos com forAi??a libertadora na histA?ria da humanidade.
    Ai?? Sua manifestaAi??A?o se faz a partir de um processo gradativo, tanto no Primeiro como no Segundo Testamento.
  • Jesus Ai?? a chave para compreender a Escritura
    Ai?? Jesus Ai?? a promessa, cumprimento e plenitude da revelaAi??A?o. Todos os livros das Escrituras nos falam de Jesus Cristo como o centro da promessa anunciada. A comunidade joanina faz esta referencia quando diz: ai??? VA?s perscrutais as Escrituras porque julgais ter nela a vida eterna; ora, sA?o elas que dA?o testemunho de mim (Jo 5, 39)ai???.
    Ai?? Os cristA?os buscam na BAi??blia conhecer e seguir uma pessoa chamada de Jesus de NazarAi??, o Cristo da nossa fAi??. O homem nascido de uma mulher (Gl 4, 4-5).
    Ai?? Em diversas passagens das Escrituras encontramos a referA?ncia de Jesus como o cumprimento da profecia revelada. Isso significa que Jesus Ai?? a chave para entender as Sagradas Escrituras. SA?o JerA?nimo afirma isto ao dizer que: Ignorar as Escrituras Ai?? ignorar a Cristo.
  • Ter a BAi??blia como livro da Comunidade-Igreja
    Ai?? Este critAi??rio da Igreja-Comunidade tem muito valor. A BAi??blia Ai?? um livro comunitA?rio. Nasce na comunidade e estA? dirigido a uma comunidade. O leitor pode atAi?? fazer a leitura pessoal, mas o faz como parte integrante de uma comunidade de fAi??.
    Ai?? A tarefa de interpretar a Sagrada Escritura Ai?? uma tarefa comunitA?ria e nunca individual. Isto Ai??, o leitor estA? diante de um texto com uma tarefa comunitA?ria.
    Ai?? A Palavra da BAi??blia hA? de ser bem proclamada, lida, celebrada e vivida sempre na comunidade de fAi?? cristA?.
  • Ler a BAi??blia aplicando os critAi??rios da fAi?? da Igreja
    Ai?? Ai?? muito importante reconhecer que os textos e livros da Escritura nA?o sA?o umas sAi??ries de pedaAi??os fragmentados, mas sim, um conjunto harmonioso que tem uma unidade literA?ria. Por isso, se entende melhor a BAi??blia quando colocamos cada livro, cada capAi??tulo, cada texto e cada versAi??culo dentro do seu conjunto, onde cada detalhe se explica com o todo.
    Ai?? Outro critAi??rio valioso Ai?? levar em conta a TradiAi??A?o viva da Igreja, ante, durante e depois da escrita. A Escritura Ai?? resultado de muitas experiA?ncias humanas e de muitas geraAi??Ai??es que ao longo do processo foram narrando oralmente, aos poucos colocando por escrito, interpretando, transmitindo e atualizando em cada Ai??poca.
    Ai?? A leitura da BAi??blia deverA? ser feita sempre dentro do conjunto e integridade da fAi?? professada, para tornarmos mais seguras na fAi??.
  • Ler a BAi??blia com os olhos da Realidade do povo
    Ai?? Primeiro, por os olhos na realidade do povo em que o texto foi escrito: Israel com seus costumes, crenAi??as, organizaAi??Ai??es, problemas, experiA?ncias… Isto ajudarA? o leitor a entender porque de tal escrito diz tal coisa e desta maneira.
    Ai?? Segundo, com os olhos na realidade do povo que lA? a BAi??blia, pois sua situaAi??A?o Ai?? muita parecida com a do povo da BAi??blia. Deus segue chamando e esperando, acompanhado e convocando o povo e hoje, os homens e mulheres para encontrar-se com Ele e dar sentido a vida. O Deus da BAi??blia e do povo da BAi??blia se parecem muito com o Deus de hoje e o povo de hoje.
  • Ler a BAi??blia em ambiente de oraAi??A?o
    Ai?? Se a BAi??blia deve ser lida com a fAi?? da Igreja, uma das experiA?ncias mais harmoniosa Ai?? sem dA?vida, a oraAi??A?o pessoal, comunitA?ria e litA?rgica. Isto quer dizer que, ao ler a Escritura toda nossa vida estA? envolvida na vida de Deus. Sua Palavra se encontra com nossa palavra para entrar em diA?logo. Sua verdade entra em choque com nossas inverdades. Sua misericA?rdia com nossa dureza de coraAi??A?o. Um mAi??todo que deu certo e estA? se espalhando Ai?? o MAi??todo da leitura Orante da BAi??blia.
    Ai?? Assim a Sagrada Escritura Ai?? como um espelho donde reflete nossa relaAi??A?o e fidelidade a Deus, a nA?s, ao mundo e a nossa histA?ria. Uma boa leitura das Escrituras que comeAi??a e termina em oraAi??A?o Ai?? a forma mais segura de avanAi??ar no caminho da conversA?o.
  • Toda leitura e InterpretaAi??A?o das Escrituras devem ser em funAi??A?o da catequese e da EvangelizaAi??A?o.
    Ai?? Encontrar-se com a Palavra BAi??blica Ai?? converter-se em testemunho que anuncia com a vida a Boa NotAi??cia de Deus. O corpo leitor no contato com o corpo texto torna-se um corpo que evangeliza e se deixa evangelizar. A aAi??A?o de Deus na vida pessoal se prolonga como aAi??A?o Deus na vida da comunidade.
    Ai?? O encontro nA?o pode ser de outro modo. Pois como a mulher samaritana (Jo 4), Zaquel (Lc 19, 1-11) e tantos outros exemplos que o encontro com a Palavra se transforma em aAi??A?o.

4- PresenAi??a da catequese na Escritura e da Escritura na catequese

Afirmar que a BAi??blia Ai?? fonte por excelA?ncia da catequese Ai?? reconhecer esta palavra escrita, como Palavra de Deus e da Vida. No princAi??pio diz a BAi??blia, que Deus com sua palavra criadora modelou e organizou todas as coisas em seu devido lugar (Gn 1, 1-2).

A Escritura Ai?? fonte e princAi??pio da revelaAi??A?o de Deus. A catequese tem a missA?o de fazer ressoar na vida dos catequizandos a Palavra revelada.

A Escritura, Palavra de Deus e palavra humana, sA?o consideradas, como um manual de catequese uma vez que a catequese foi dando forma a TradiAi??A?o escrita. Sabe-se, pela TradiAi??A?o, que a Palavra de Deus (TradiAi??A?o oral e escrita) Ai?? o ponto central da vida da comunidade que, no exAi??lio e, sobretudo, apA?s o exAi??lio, passa a ser lida, relida e atualizada em vista da organizaAi??A?o do povo, em resposta ao Deus da AlianAi??a.

O processo de transmissA?o consistia num nA?cleo fundamental para a exegese hebraica. Esta TradiAi??A?o oral, ensinamento foi sendo transmitida de geraAi??A?o em geraAi??A?o. Este processo podemos chamar de catequese. Para a Igreja a Escritura junto com a TradiAi??A?o viva Ai?? norma suprema da fAi??, fonte principal e anA?ncio de vida.

Qual a relaAi??A?o entre BAi??blia e Catequese.

Origem comum: Nasceram juntas. Hoje podemos dizer que a BAi??blia Ai?? fonte da catequese, assim como a catequese, de alguma forma foi tambAi??m fonte da BAi??blia. Antes da BAi??blia se tornar escrita, foi anunciada, contada, narrada, uma verdadeira catequese na comunidade de Israel e nas comunidades cristA?s. Os sA?bios e hagiA?grafos, movidos pelo EspAi??rito Santo (inspiraAi??A?o) e percebendo as necessidades das comunidades, colocaram por escrito os ensinamentos, o plano de Deus para seu povo. Assim, a BAi??blia se torna livro escrito inspirado, tornando a fonte da catequese. Hoje Ai?? notA?vel esta presenAi??a da bAi??blia na catequese, assim como, a relaAi??A?o recAi??proca entre as ambas.

Finalidade comum: Tanto a BAi??blia como a catequese tem a mesma finalidade. A BAi??blia nA?o Ai?? um depA?sito de idAi??ias e nem um livro de doutrinas. Ai??, sobretudo, a manifestaAi??A?o escrita do ato vivo de Deus, que se comunica sem cessar as pessoas. Assim, tambAi??m a catequese. Antes de ser um conjunto de doutrinas, Ai?? a manifestaAi??A?o do amor de Deus sempre presente na vida humana. Transformar, iluminar e comprometer a vida dos que recebem a Palavra Ai?? exatamente o que busca tanto a bAi??blia como a catequese.

Mensagem comum: A mensagem da BAi??blia Ai?? exatamente o mesmo que a catequese. Tanto para uma como a outra os grandes temas que lhes envolvem sA?o:

  • O Deus vivo, encarnado na histA?ria. Tem uma vida de intimidade chamada comunidade de amor (Trindade);
  • A pessoa humana, homem e mulher, com seu mistAi??rio, sua vocaAi??A?o e sua missA?o no mundo e na histA?ria;
  • O mundo, tarefa da pessoa e espaAi??o de sua convivA?ncia e responsabilidade. Lugar do estabelecimento das relaAi??Ai??es fraternas;
  • A histA?ria, lugar da intervenAi??A?o gratuita de Deus e da resposta das pessoas;
  • A comunidade (Israel, a Igreja), sacramento vivo de Deus, povo santo, famAi??lia de Deus, povo da palavra;
  • O Reino, presenAi??a misteriosa, permanente e transformadora de Deus no mundo, na histA?ria e no coraAi??A?o humano;
  • O seguimento de Jesus, as bem-aventuranAi??as e os valores centrais do Evangelho;
  • O testemunho e compromisso com o serviAi??o dos irmA?os;
  • Ai??O sentido que tem a vida humana;
  • A vida da fAi??, esperanAi??a e amor fraterno;
  • A necessidade do diA?logo com Deus por meio da oraAi??A?o pessoal, comunitA?ria e litA?rgica;

Pedagogia comum: a pedagogia Ai?? a forma como Deus se relaciona se comunica e liberta as pessoas. Para a catequese nA?o hA? outra pedagogia que a pedagogia de Deus usada por Jesus para revelar-se aos homens e mulheres de ontem e de hoje. A pedagogia de Deus destaca o valor da pessoa humana em primeiro lugar.

5- Como ler as Escrituras na Catequese

HA? muitas formas de ler as Sagradas Escrituras na catequese. PorAi??m, MAi??todos e procedimentos sA?o caminhos atravAi??s dos quais podemos ler um texto bAi??blico e nA?o devem ser absolutizados. O DiretA?rio Nacional de Catequese lembra-se de dois objetivos na leitura da funAi??A?o da BAi??blia na catequese:
a) Formar comunidade de fAi??.
b) Alimentar a identidade cristA?.

5.1- CritAi??rios metodolA?gicos

Todos os textos da BAi??blia tA?m um valor prA?prio e especial e por isso foram conservados ao longo de tanto tempo, e a TradiAi??A?o os considerou inspirados. Ai?? necessA?rio descobrir esses valores presentes nos textos e deixar que eles iluminem nossa vida. O texto requer sempre uma atenAi??A?o especial. Ai??s vezes Ai?? tal a A?nsia de se servir dele para expor as prA?prias idAi??ias, que nA?o se presta atenAi??A?o ao que ele tem a dizer. Requer empenho para que pequenas dificuldades com o texto nA?o distraiam da mensagem fundamental que a BAi??blia traz: o mistAi??rio da vida, da histA?ria, do Deus sempre imprevisAi??vel. Esse critAi??rio ajudarA? na leitura da BAi??blia a superar os riscos de uma leitura fundamentalista, isto Ai??, a impossibilidade de perceber as riquezas incontA?veis da Palavra de Deus.

O povo ama a BAi??blia e gosta de ouvir o que diz a Palavra de Deus na liturgia, em grupos ou na oraAi??A?o pessoal. A Palavra de Deus Ai?? exigente, mas traz tambAi??m estAi??mulo, confianAi??a, alimento para a fAi??. Ela Ai?? fonte de alegria mesmo em momentos difAi??ceis. Os mAi??todos exegAi??ticos possibilitam uma melhor compreensA?o do texto bAi??blico. O importante Ai?? chegar Ai?? meta: ouvir o que Deus quer nos dizer. Ler um texto bAi??blico Ai?? aprofundar o sentido da vida. A prA?pria BAi??blia Ai?? uma mediaAi??A?o para a sublime revelaAi??A?o divina. Quanto mais experiA?ncia de vida e vivA?ncia de fAi??, mais a pessoa penetra a mensagem bAi??blica. O importante mesmo Ai?? o posicionamento do leitor: lemos a BAi??blia como a lA? a nossa Igreja: na perspectiva doutrinal, moral e evangAi??lico-transformadora… a partir dos desamparados nos quais Deus quer ser servido. A leitura da BAi??blia nA?o Ai?? mera questA?o de tAi??cnicas: Ai?? uma opAi??A?o de vida, fruto do dom do EspAi??rito (cf 1A? Cor 2, 1-16; Rm 11, 33-36).

5.2- FunAi??A?o do MAi??todo

1. Perceber na comunidade e na sociedade a presenAi??a de Deus;
2. Buscar compreender o Deus revelado na BAi??blia como o Deus da Vida;
3. Interpretar a vida Ai?? luz da BAi??blia;
4. Conhecer e viver intensamente o Projeto de Deus.

5.3- O mAi??todo recorre Ai??s ciA?ncias para compreender o texto bAi??blico:
Para procurar responder as questAi??es: Quem escreveu o texto? Para quem? Quando? Onde e Como? MAi??todo e os subsAi??dios didA?ticos a serem utilizados na leitura BAi??blica e na Catequese estA?o a serviAi??o da interaAi??A?o fAi?? e vida: aproximaAi??A?o, assimilaAi??A?o e vivA?ncia da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja, e a serviAi??o das pessoas para que se encaminhem para a maturidade na fAi??, sejam ativos na Igreja e evangelizadores eficientes na missA?o. O uso de um bom mAi??todo garante a fidelidade ao conteA?do.
Leitura Orante da BAi??blia / Lectio Divina;
Leitura da BAi??blia nas comunidades;
Leitura Libertadora / Popular;
Leitura HistA?rico-CrAi??tica;
Leitura dos quatros lados (sociolA?gica)

5.4- Como nA?o ler a BAi??blia na Catequese?

De forma: ApologAi??tica, Utilitarista, Oportunista, Fundamentalista, Intimista, Intelectualista, Desencarnada, como horA?scopo. A BAi??blia deve permear a aAi??A?o catequAi??tica evangelizadora no seu todo, mas ainda assim precisa de um trabalho especAi??fico.

Dois blocos de indicaAi??Ai??es:

Impulso ao ServiAi??o de AnimaAi??A?o BAi??blica e a BAi??blia como alma de toda aAi??A?o evangelizadora.

5.5- ServiAi??o de AnimaAi??A?o BAi??blica

  • Conhecer e articular as forAi??as jA? existentes;
  • Investir na formaAi??A?o bAi??blica dos catequistas e de todos os cristA?os;
  • Investir na atualizaAi??A?o dos presbAi??teros;
  • Dialogar com os movimentos e pastorais;
  • Difundir e valorizar a prA?tica da leitura orante da BAi??blia (Leitura, MeditaAi??A?o, OraAi??A?o e ContemplaAi??A?o);
  • Valorizar a tradiAi??A?o da Liturgia das Horas;
  • Incentivar cAi??rculos bAi??blicos e/ou grupos de reflexA?o;
  • Cuidar da composiAi??A?o de cantos;
  • Vivenciar uma eclesiologia de comunhA?o e participaAi??A?o…

5.6- Atividades e atitudes que envolvem a educaAi??A?o para a leitura bAi??blica na catequese

  • Docilidade ao EspAi??rito, unindo leitura e oraAi??A?o, fAi?? e vida;
  • Sintonia com a Igreja;
  • PreparaAi??A?o cuidadosa das homilias;
  • ValorizaAi??A?o do texto bAi??blico na liturgia (leituras do LecionA?rio);
  • DivulgaAi??A?o de esquema bA?sico de histA?ria bAi??blica (linha do tempo);
  • Respeito Ai?? condiAi??A?o sagrada do texto;
  • Parceria com as Igrejas cristA?s para o estudo ecumA?nico da BAi??blia;
  • Respeitar a situaAi??A?o dos destinatA?rios: caminhada processual;
  • CriaAi??A?o, na parA?quia, de uma biblioteca popular;
  • RevisA?o dos textos de catequese;
  • Valor da BAi??blia por si mesma e nA?o como mero instrumental para…;
  • ValorizaAi??A?o da BAi??blia como fonte fundamental da evangelizaAi??A?o;

A leitura BAi??blica deve nos tornar pessoas humanas, fraternas e capazes de construir um mundo melhor. Tornar o leitor capaz de confiar na Palavra como forAi??a para transformar vidas, animar esperanAi??as, alimentar a fAi?? e como caminho de realizaAi??A?o do Plano de Deus.


Texto organizado por Ir. Maria Aparecida Barboza
TeA?loga e doutoranda em Sagradas Escrituras pela PUC-RIO