Corpus Christi: O Corpo de Cristo

Corpus Christi
Muito mais do que tapetes coloridos


A Celebração da Eucaristia

A celebração do Corpus Christi tem tem procissões, missas e os famosos tapetes coloridos, feitos de serragem, flores, sal grosso, pó de café, tampinhas e outros materiais. Os tapetes são confeccionados pela comunidade e espalhados pelas ruas de todo o Brasil. Também acabam sendo uma ótima forma de integração entre as pessoas nesta importante data.

Com origem no século 13, a festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus.

A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus.

.
A transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus

Corpus Christi, que em português significa Corpo de Cristo, é uma homenagem ao “mistério da eucaristia”: o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

No Corpus Christi celebra-se a presença real de cristo nas coisas mais simples feitas por Deus, como o trigo, a água e a uva. Celebra-se a presença real de Cristo na simplicidade da eucaristia.

Quando sair às ruas no Corpus Christi lembre-se de que Jesus e o Espírito Santo está passando por você através dos belos tapetes feitos pela comunidade.