Dia do Catequista – 2016

O Dia do Catequista
28 de Agosto 


No último domingo de agosto a Igreja celebra o dia do catequista. A catequese é o sucesso de Jesus, o bem supremo da Igreja, a humanização e evangelização das pessoas, real colaboração na renovação da sociedade.
É com admiração, reconhecimento e gratidão que a Igreja celebra esta festividade. A catequese é o sucesso de Jesus, o bem supremo da Igreja, a humanização e evangelização das pessoas, real colaboração na renovação da sociedade. A catequese é o útero da mãe Igreja, onde o Espírito Santo gera novos cristãos, como gerou Jesus no seio de Maria. Sendo a Igreja Corpo de Cristo, a catequese é o seu sangue e vitalidade.

412118

Bendito seja Deus pelo empenho e dedicação de cada catequista, pois ser catequista é assumir o batismo e vivenciá-lo na comunidade cristã. Ser catequista deve nos encher de alegria, pois somos participantes da construção da vida dos catequizandos e da sociedade de paz e de justiça. Nossa resposta ao chamado de Jesus provoca em nós um encantamento pela Palavra, pois Jesus é a Palavra viva que o mundo espera.

Ser catequista é ser uma pessoa vocacionada que trabalha pelo Reino de Deus, que assumiu em sua vida o discipulado de Jesus. Segundo o documento de Aparecida, “o discípulo é alguém apaixonado por Cristo, a quem reconhece como o Mestre que conduz e acompanha” (DAp. 277). Portanto, os catequistas são convocados por Deus, mediante a Igreja, para desempenhar a missão evangelizadora da educação dos catequizandos na fé e de conduzi-los a vivência na comunidade eclesial.

Parabéns Catequista!
271745

Ser catequista é uma missão importante, confiada por Cristo. Mas é também um desafio, especialmente neste mundo com tantas convicções e nestes tempos de mudança de época. Ser catequista é fazer a experiência de uma imensa alegria, a vivência de um grande acontecimento e  a fonte de uma renovação e de um amadurecimento pessoal na fé.

Para assumir a Catequese, é preciso uma formação permanente para que a vontade inicial não seja abafada pelos desafios e dificuldades do caminho e, principalmente, porque o catequista fala em nome da Igreja, que o envia e que deve dar todo o suporte para que a atividade catequética seja conduzida como trabalho de um bom semeador.

12474

Posso imaginar com que zelo você catequista prepara sua catequese e com que esmero você diariamente deixa-se catequizar pela Palavra de Deus e pela oração. Pela sua importância, a catequese é um verdadeiro ministério. Somos todos convidados a olhar para o “catequista Jesus de Nazaré” e com Ele aprender a ser discípulos missionários da Palavra de Deus. O catequista, seguidor de Jesus, terá todos os dias a Bíblia na mão para fazer a leitura orante. Precisamos catequizar nossos próprios corações, ou seja, primeiro falar “com Deus” , para depois falar “de Deus” .

.:.
FELIZ E ABENÇOADO DIA DO CATEQUISTA!


Parte integrante do texto de Irmã Carmelita Tenfen
Coordenadora de Catequese