DinA?mica de Canto: eu chamo vocA?s de amigos

Eu chamo VocA?s de Amigos
DinA?mica de Canto


A mA?sica, a canAi??A?o oferecem muitas possibilidades para o ensino da fAi??. O canto desperta para a reflexA?o e a interiorizaAi??A?o da mensagem.

O canto Ai?? de grande ajuda na catequese. Podemos utilizar cantos religiosos, como tambAi??m, cantos de mA?sica popular (samba, pagode, rock,reggae…). Importante Ai?? trabalhar mA?sicas que despertam interesse para reflexA?o e que possam facilitar a conduAi??A?o de mensagens que beneficiam a vida.

Com a mA?sica moderna, o jovem se identifica facilmente.Ai?? Nele espelha seus anseios e aspiraAi??Ai??es, sendo assim, possAi??vel chegar ao seu coraAi??A?o.

A canAi??A?o pode ser dramatizada, ilustrada com desenhos, fotos, imagens, danAi??as de forma a ajudar na reflexA?o. Pode ainda ser trabalhada com gestos, mAi??micas…

Os jovens sA?o criativos e com uma mA?sica conhecida Ai?? possAi??vel criar outras letras que leve a um sentido crAi??tico. Trabalhar com as canAi??Ai??es temas, como: a liberdade, o amor, a amizade, direitos, deveres, cidadania, justiAi??a…

Ai??

COM A CANAi??A?O:

Verificar os valores humanos que se destacam;

Relacionar estes valores com trechos do evangelho;

Buscar situaAi??Ai??es especificas da vida: opressA?o, escravidA?o, amarras, tristezas, desuniA?o, injustiAi??as… Por outro lado, perceber sonhos, anseios, aspiraAi??Ai??es, buscas, crescimentos, partilhas, vivA?ncia do amor, da liberdade, colaboraAi??A?o na construAi??A?o de uma sociedade mais justa e solidA?ria…

ai???Beleza Raraai???

Eu nA?o posso deixar Que o tempo te leve/ jamais para longe de mim/ Pois o nosso romance Minha vida, Ai?? tA?o lindo./ Ai??s quem manda e desmanda Nesse coraAi??A?o/ Que sA? bate em razA?o de te amar!/ Daria o mundo a vocA? Se preciso!

VocA? tem o aroma das rosas/ Me envolve em teu cheiro E assim faz ninar/ A imensa vontade de estar ao seu lado./ Nem o mar nem o brilho encantante Como o dos seus olhos,/ Minha Pedra Rara!

Eu nA?o vou negar sem vocA? meu mundo pA?ra/ Mil voltas e voltas que dei/ Querendo de uma vez encontrar/ AlguAi??m que levasse a sAi??rio Amar!/ Mil voltas e voltas que dei/ Querendo de uma vez encontrar/ alguAi??m igual a vocA?: Beleza Rara…

Hoje sou feliz e canto/ sA? por causa de vocA?/ hoje sou feliz, feliz e canto/ sA? porque amo, amor vocA?!!! Feliz e canto…!

Ai??

ESQUEMA DE TRABALHO:

Ler de forma individualizada a canAi??A?o.

CantA?-la, em forma de lA?-lA?-lA?, ir sublinhando as ideias principais.

Discutir o que mais chamou atenAi??A?o a cada participante.

Verificar o que mais questiona a letra do canto. A mensagem Ai?? falsa ou verdadeira. Por que?

Cada participante escreve, em um papel, uma mensagem de vida, retirada da canAi??A?o, que serA? partilhada em grupos pequenos.

Verificar que conteA?dos queremos refletir, complementar com a canAi??A?o.

Retirar as palavras principais da letra; escrevA?-las em tiras e montar com as mesmas, um sAi??mbolo que represente a ideia principal do canto.

 

OUTRAS SUGESTAi??ES:

Ilustrar cada verso com desenhos, fotos, notAi??cias ou palavras de jornal…

Compor um cartaz com a escolha da mensagem principal.

Desenhar um sAi??mbolo (coraAi??A?o, vela, barco, rede, folha, tijolo, lA?mpada…) referente ao tema da canAi??A?o e distribuAi??-lo aos participantes.

Criar versos com a mensagem principal do canto: Ex: amizade, amigo, felicidade, pedra rara, arte de amar…

Ver um texto ou frase bAi??blica, que ajude a refletir a ideia principal do canto.

Relacionar outros cantos e mA?sicas com os conteA?dos que queremos trabalhar na catequese.

Avaliar o processo feito, a caminhada que foi realizada atravAi??s desta oficina, de maneira a perceber o crescimento na vida e na fAi??, a entre – ajuda, a partilha, se o relacionamento foi mais humano, fraterno, terno…

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