Dinâmica de Canto: eu chamo vocês de amigos

Eu chamo Vocês de Amigos
Dinâmica de Canto


A música, a canção oferecem muitas possibilidades para o ensino da fé. O canto desperta para a reflexão e a interiorização da mensagem.

O canto é de grande ajuda na catequese. Podemos utilizar cantos religiosos, como também, cantos de música popular (samba, pagode, rock,reggae…). Importante é trabalhar músicas que despertam interesse para reflexão e que possam facilitar a condução de mensagens que beneficiam a vida.

Com a música moderna, o jovem se identifica facilmente.  Nele espelha seus anseios e aspirações, sendo assim, possível chegar ao seu coração.

A canção pode ser dramatizada, ilustrada com desenhos, fotos, imagens, danças de forma a ajudar na reflexão. Pode ainda ser trabalhada com gestos, mímicas…

Os jovens são criativos e com uma música conhecida é possível criar outras letras que leve a um sentido crítico. Trabalhar com as canções temas, como: a liberdade, o amor, a amizade, direitos, deveres, cidadania, justiça…

 

COM A CANÇÃO:

Verificar os valores humanos que se destacam;

Relacionar estes valores com trechos do evangelho;

Buscar situações especificas da vida: opressão, escravidão, amarras, tristezas, desunião, injustiças… Por outro lado, perceber sonhos, anseios, aspirações, buscas, crescimentos, partilhas, vivência do amor, da liberdade, colaboração na construção de uma sociedade mais justa e solidária…

“Beleza Rara”

Eu não posso deixar Que o tempo te leve/ jamais para longe de mim/ Pois o nosso romance Minha vida, é tão lindo./ És quem manda e desmanda Nesse coração/ Que só bate em razão de te amar!/ Daria o mundo a você Se preciso!

Você tem o aroma das rosas/ Me envolve em teu cheiro E assim faz ninar/ A imensa vontade de estar ao seu lado./ Nem o mar nem o brilho encantante Como o dos seus olhos,/ Minha Pedra Rara!

Eu não vou negar sem você meu mundo pára/ Mil voltas e voltas que dei/ Querendo de uma vez encontrar/ Alguém que levasse a sério Amar!/ Mil voltas e voltas que dei/ Querendo de uma vez encontrar/ alguém igual a você: Beleza Rara…

Hoje sou feliz e canto/ só por causa de você/ hoje sou feliz, feliz e canto/ só porque amo, amor você!!! Feliz e canto…!

 

ESQUEMA DE TRABALHO:

Ler de forma individualizada a canção.

Cantá-la, em forma de lá-lá-lá, ir sublinhando as ideias principais.

Discutir o que mais chamou atenção a cada participante.

Verificar o que mais questiona a letra do canto. A mensagem é falsa ou verdadeira. Por que?

Cada participante escreve, em um papel, uma mensagem de vida, retirada da canção, que será partilhada em grupos pequenos.

Verificar que conteúdos queremos refletir, complementar com a canção.

Retirar as palavras principais da letra; escrevê-las em tiras e montar com as mesmas, um símbolo que represente a ideia principal do canto.

 

OUTRAS SUGESTÕES:

Ilustrar cada verso com desenhos, fotos, notícias ou palavras de jornal…

Compor um cartaz com a escolha da mensagem principal.

Desenhar um símbolo (coração, vela, barco, rede, folha, tijolo, lâmpada…) referente ao tema da canção e distribuí-lo aos participantes.

Criar versos com a mensagem principal do canto: Ex: amizade, amigo, felicidade, pedra rara, arte de amar…

Ver um texto ou frase bíblica, que ajude a refletir a ideia principal do canto.

Relacionar outros cantos e músicas com os conteúdos que queremos trabalhar na catequese.

Avaliar o processo feito, a caminhada que foi realizada através desta oficina, de maneira a perceber o crescimento na vida e na fé, a entre – ajuda, a partilha, se o relacionamento foi mais humano, fraterno, terno…

deixe um comentário