Dinâmica de Páscoa – 2017

Páscoa é festa,
passagem da morte para a vida


Páscoa é festa, passagem da morte para a vida. É a celebração do Mistério Pascal de Jesus Cristo, isto é, sua Paixão, Morte e Ressurreição. Este mistério se resume numa palavra: amor.

Por quantas mortes passa o ser humano? Mortes pelo sofrimento, perdas, doenças, fragilidades humanas, fome, miséria, exploração, injustiça social.

Mas a esperança dada por Jesus Ressuscitado nos coloca diante da vida. Abre-nos uma luz para ir além do sentido da morte. Ressuscitar é crer que a vida em Jesus nos dá a possibilidade de sermos mais fraternos, justos, com coragem de promover a paz.

Com esta introdução vamos fazer uma dinâmica:

Material: Papelógrafo, pincéis, tarjetas, fita adesiva, bombons.

1) Em tarjetas, escrever e distribuir a palavra PÁSCOA para cada participante.

2) Com os participantes em círculo, colocar no centro (no chão ou sobre uma mesa), as seguintes palavras viradas para baixo: ressurreição, Jesus, vida, festa, celebração, comunidade, fogo, pão e vinho, água, família, oração, passagem, coração, paz, amor, união, confiança, morte, alegria, partilha, fraternidade, paz, perdão (preparar para que haja uma palavra para cada participante).

3) Cada participante escolhe uma destas palavras e permanece em círculo.

4) Dividir os participantes em grupos de até 5 pessoas. Com as duas palavras cada participante, irá para seu grupo e formará rapidamente uma frase ou mais frases. Todas as palavras precisam aparecer nas frases. A palavra PÁSCOA poderá ser repetida.

5) Cada grupo, organizará as frases em um papelógrafo. Dar um tempo para a sua finalização. O primeiro grupo que finalizar, irá distribuir os bombons para todos.

6) Expor os cartazes nas salas ou na igreja.


Irmã Marlene Bertoldi, iic