Dinâmica sobre o cartaz da CF-2012

Dinâmica sobre o cartaz da CF-2012


O cartaz é muito simples. Traz presente um profissional de pé, um enfermo sentado e uma cruz. Tanto o profissional como o enfermo se olham, cara a cara, num sentimento de satísfação.e alegria. A vitória da saúde transparece visivelmente. O cartaz visibiliza a preocupação de Jesus com os doentes, os fracos, os feridos e todos os esquecidos em seus sofrimentos na figura do bom samaritano (Lc 10, 29-37). 

Todo profissional da saúde é um bom samaritano, que acolhe, ampara, aconselha, medica, dedica seu tempo ao doente que espera ver a sua saúde recuperada. O cuidado terno e adequado alivia a dor, estabelecendo uma relação de confiança. 

Outro elemento importante é a cruz. Ela lembra o sofrimento assumido por Jesus, mas foi com este gesto que fomos redimidos. Em Jesus “fomos amados, predestinados, chamados e abençoados”. Por isso, a cruz ilumina a vida humana, a morte, as dores, o sofrimento das pessoas sem assistência de saúde. 


QUESTÕES:

1. Como você descreveria cada personagem do cartaz?

2. O que gostaria de dizer ao médico e ao doente?

3. Fazer uma cópia do cartaz e fazer individualmente acréscimos. Formar pequenos grupos e discutir o porquê dos acréscimos. Fazer um grande painel, onde todos vão colocar o seu desenho. 

4. Escrever uma história cujos personagens são um profissional e um doente. Fazê-Ia em grupo e após dramatizá-Ia. Tema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Cf. Eclo 38,8).

deixe um comentário