Entendimento do que Ai?? justiAi??a e direito

Entendimento do que Ai?? justiAi??a e direito


OAi??lema da Campanha da Fraternidade Ai??: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiAi??a qual riacho que nA?o seca” (Am 5,24). Em nossos dias, com tanta corrupAi??A?o, quem seria o injustiAi??ado e o sem direito garantido? Como trabalhar este tema com crianAi??as e adolescentes? Brincadeira: A danAi??a das cadeiras

1. Material: duas fileiras de cadeiras para que todos possam participar. As cadeiras precisam ter o mesmo nA?mero, para formar duas equipes. Numa mesinha, colocar balas e em tarjetas as palavras “direito” e “justiAi??a” para todos.

2. Pedir para que cada participante ocupe a sua cadeira e permaneAi??a sentado.

3. Ao sinal do animador, quem estiver na primeira cadeira corre em direAi??A?o Ai?? mesa, pega balas e uma tarjeta onde estA? escrito direito e justiAi??a, voltando para a A?ltima cadeira e assim sucessivamente. (O animador nA?o dirA? quantas balas pegar, pois a escolha Ai?? de cada um).

4. Vence o grupo que tiver completado mais rapidamente a brincadeira. (O animador nA?o ressaltarA? a competiAi??A?o, pois esta precisa ser discutida em termos de igualdade, para nA?o cometer injustiAi??as, pois ganha aquele que Ai?? mais habilitado e nA?o o mais forte).

5. Discutir: AlguAi??m ficou sem bala? Ai?? justo que alguAi??m fique com mais e outros com menos, ou atAi?? mesmo sem nada? O que Ai?? justiAi??a?

6. Quem sA?o as pessoas que tA?m seus direitos desrespeitados? Quais? Como? Ex: Pessoas que passam fome e outras jogam comida fora? A terra tambAi??m tem seus direitos. Quais seriam? Como ela Ai?? desrespeitada?

7. ApA?s esta conversa, formar dois grupos: um com a palavra direito e outro com a palavra justiAi??a.

8. Cada grupo discutirA? um caso vivido, onde predominou o direito e a justiAi??a.

9. Contar e refletir sobre os dois casos narrados para todo grupo.


Ir Marlene Bertoldi