Entendimento do que é justiça e direito

Entendimento do que é justiça e direito


lema da Campanha da Fraternidade é: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). Em nossos dias, com tanta corrupção, quem seria o injustiçado e o sem direito garantido? Como trabalhar este tema com crianças e adolescentes? Brincadeira: A dança das cadeiras

1. Material: duas fileiras de cadeiras para que todos possam participar. As cadeiras precisam ter o mesmo número, para formar duas equipes. Numa mesinha, colocar balas e em tarjetas as palavras “direito” e “justiça” para todos.

2. Pedir para que cada participante ocupe a sua cadeira e permaneça sentado.

3. Ao sinal do animador, quem estiver na primeira cadeira corre em direção à mesa, pega balas e uma tarjeta onde está escrito direito e justiça, voltando para a última cadeira e assim sucessivamente. (O animador não dirá quantas balas pegar, pois a escolha é de cada um).

4. Vence o grupo que tiver completado mais rapidamente a brincadeira. (O animador não ressaltará a competição, pois esta precisa ser discutida em termos de igualdade, para não cometer injustiças, pois ganha aquele que é mais habilitado e não o mais forte).

5. Discutir: Alguém ficou sem bala? É justo que alguém fique com mais e outros com menos, ou até mesmo sem nada? O que é justiça?

6. Quem são as pessoas que têm seus direitos desrespeitados? Quais? Como? Ex: Pessoas que passam fome e outras jogam comida fora? A terra também tem seus direitos. Quais seriam? Como ela é desrespeitada?

7. Após esta conversa, formar dois grupos: um com a palavra direito e outro com a palavra justiça.

8. Cada grupo discutirá um caso vivido, onde predominou o direito e a justiça.

9. Contar e refletir sobre os dois casos narrados para todo grupo.


Ir Marlene Bertoldi