Espiritualidade MissionA?ria

Espiritualidade MissionA?ria


“A espiritualidade Ai?? uma modalidade de vida em que a pessoa se deixa conduzir pelo EspAi??rito Santo. Deixa-se governar por Ele. SA?o Paulo fala de viver no regime do EspAi??rito, que Ai?? o oposto do regime da carne (cf. Rm 8, 1-14; GI 5, 16-25). Vive no regime da carne aquele que se considera salvador de si mesmo, conta sA? com as prA?prias forAi??as, Ai?? governado por suas paixAi??es, pelos seus interesses. Vive no regime da carne quem se torna escravo dos bens materiais.

Para ter uma espiritualidade missionA?ria sA?o necessA?rios:
ai??? Ser sempre discAi??pulo:Ai??Antes de proclamar a Palavra, deve ouvi-Ia, assimilA?-Ia, vivA?-Ia. Antes de tudo, anunciar a palavra pelo testemunho.
ai??? ConformacA?o a Cristo: tornar-se um retrato vivo de Cristo pela santidade. Sem santidade de vida, a missA?o perde sua identidade: pregamos a nA?s mesmos e nA?o a Cristo; anunciamos a nossa palavrae nA?o a Palavra de Deus; fazemos proselitismo e nA?o missA?o.
ai??? Vida orante: serri’ oraAi??A?o nA?o existe santidade de vida. A oraAi??A?o Ai?? a uniA?o com Deus, alianAi??a com Ele. A oraAi??A?o nos insere no dinamismo trinitA?rio: nos dirigimos ao Pai, movidos pelo EspAi??rito Santo. Ai?? EspAi??rito que desperta, no coraAi??A?o da pessoa, o desejo de orar. Conduz o nosso colA?quio com o Pai. Modela o pensamento e a afetividade do orante. Cristo, por sua vez, Ai?? oAi??mediador da nossa oraAi??A?o. Ai?? ele que apresenta ao pai as nossas sA?plicas e intercede por nA?s.
ai??? Ter uma vida sacramental:Ai??Os sacramentos sA?o sinais da graAi??a. Ai?? pelos sacramentos, sobretudo a Eucaristia, que nos encontramos com o Cristo Vivo, fonte da missA?o.
ai??? Viver em comunhA?o: ver sempre no outro um reflexo da Trindade. Procurar sempre a prA?pria identidade eclesial na relaAi??A?o com o outro e nA?o isoladamente. Considerar-se um depositA?rio dos dons divinos, antes de tudo, para a comunidade, para o outro. Evitar as tentaAi??Ai??es egoAi??stas que geram divisA?o, brigas, arrivismos e competiAi??A?o.

A missA?o hoje se desenvolve, com muita freqA?A?ncia, no contexto da civilizaAi??A?o urbana. A cidade nA?o Ai?? apenas um novo espaAi??o sociocultural, mas um novo modo de viver, baseado numa nova visA?o do mundo, em novas formas de cultura e comunicaAi??A?o, em novos costumes e modelos de vida. A civilizaAi??A?o urbana implica um novo modo de relacionar-se com as pessoas, com a natureza e com Deus. Ela tem a marca das contradiAi??Ai??es sociais. Nessa civilizaAi??A?o, a missA?o nA?o deve preocupar-se sA? com o religioso, mas tambAi??m com a defesa da vida e da dignidade humana. Deve enfrentar o problema do pluralismo e da mobilidade religiosa, representada pelas seitas, pelos messianismos, pelos novos movimentos religiosos. Na civilizaAi??A?o urbana, o interlocutor da missA?o se percebe como ser livre e autA?nomo. Ele se deixa convencer mais pelo testemunho de vida do que por argumentos racionais. NA?o sA? os indivAi??duos sA?o destinatA?rios da evangelizaAi??A?o, mas tambAi??m os espaAi??os sociais onde as pessoas vivem.

Nesta perspectiva, o nosso projeto de espiritualidade e missA?o deve se propor:

  • Colocar nossas parA?quias e comunidades em estado de missA?o permanente.
  • Envolver todos os agentes de pastoral, os movimentos e as irmandades com asAi??missAi??es oooulares atravAi??s de encontros de formacA?o missionA?ria.

Dom Benedito Beni dos Santos /Ai??Bispo da Diocese de Lorena – SP

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