Evolucionismo

Evolucionismo e teoria do Big Bang


A origem do homem e da vida sA?o grandes questA�es da humanidade e sempre foram um embate entre ciA?ncia e religiA?o, por isso, nem sempre foram vistas com bons olhos pelos papas.

A Teoria da EvoluA�A?o (evolucionismo) afirma que todos os seres vivos atuais descendem dos primeiros organismos celulares que evoluA�ram ao longo de bilhA�es de anos, e que o principal mecanismo responsA?vel pelo surgimento das caracterA�sticas desses seres A� a seleA�A?o natural. O principal cientista ligado ao evolucionismo foi o inglA?s Charles Robert Darwin (1809-1882), que publicou, em 1859, a obra a�?A Origem das EspA�ciesa�?.

JA? a Teoria do Criacionismo A� a explicaA�A?o cristA? para a criaA�A?o do homem e afirma que o Universo A� tA?o complexo que nA?o foi gerado ao acaso. A histA?ria da criaA�A?o do universo por Deus A� contada no livro de GA?nesis. Segundo a BA�blia, depois que Deus criou cA�u e terra, ele criou o homem a partir do barro.

Nos Estados Unidos, alguns municA�pios com comunidades religiosas mais fundamentalistas ensinam o criacionismo nas escolas e repudiam o ensino da teoria de Darwin nas aulas de ciA?ncias. O governo do Reino Unido, por outro lado, proibiu o ensino do criacionismo como teoria.

Para o papa Francisco A� possA�vel a coexistA?ncia das teorias do criacionismo e evolucionismo, uma postura rara entre pontA�fices e catA?licos em geral. Durante uma assembleia da PontifA�cia Academia de CiA?ncias, no Vaticano, o pontA�fice disse que a Teoria do Big Bang (segundo a qual uma explosA?o hA? 15 bilhA�es de anos teria originado o universo) nA?o se opA�e A� ideia de um criador divino, jA? que ela exigiria um criador. Da mesma forma, a evoluA�A?o das espA�cies exigiria que os seres tivessem sido criados antes.

Sobre as interpretaA�A�es da BA�blia, Francisco afirmou que nA?o se deve fazer uma leitura literal e que a�?quando lemos a respeito da criaA�A?o em GA?nesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mA?gico, com uma varinha capaz de fazer tudo. Mas isso nA?o A� assima�?.

Outros papas se mostraram tolerantes a essas teorias, como Pio 12 (1876-1958) e JoA?o Paulo 2A? (1920-2005), que chegou a declarar que a evoluA�A?o era um “fato comprovado”. Bento 16, o antecessor de Francisco, nA?o desconsiderava a teoria, mas tinha a crenA�a de que era preciso um elemento maior para colocar o universo em ordem. Para ele, existiria um “design inteligente” na evoluA�A?o, ou seja, a mA?o de Deus.


Carolina Cunha