Festas Juninas

Festas Juninas
13, 24 e 29 de Junho


O mês de junho é famoso pelas festas celebradas em honra a Santo Antônio, São Pedro e São João Batista, no estilo de arraiais caipiras. Muitas pessoas participam desses momentos de confraternização recordam o fundo religioso dessa comemoração.

No dia 13 de junho recordamos Santo Antônio, um frade franciscano, grande pregador, que nasceu em Lisboa-Portugal e morreu em Pádua-Itália, no dia 13 de junho de 1231. Tem-se o costume de distribuir pães neste dia, recordando a bondade de Santo Antônio em atender os pobres.

No dia 24 de junho temos a solenidade do nascimento de São João Batista, primo de Jesus. São João é filho de Isabel e Zacarias, que o tiveram quando velhos, por providência de Deus. A vida de São João foi de grande penitência, convidando as pessoas a também se converterem para Deus. Foi ele quem batizou Jesus no rio Jordão – daí o nome São João “Batista”. A fogueira das festas juninas lembra o nascimento de São João, porque era um dos modos de comunicação daquela época.

No dia 29 de junho celebramos São Pedro, primeiro entre os apóstolos de Jesus. No Brasil, esta festa é celebrada sempre no domingo próximo ao dia 29. São Pedro era pescador, quando foi chamado por Jesus para ser apóstolo. Depois de caminhar com Jesus, ele foi constituído chefe do grupo dos doze apóstolos, primeiro papa da Igreja. É um dia propício para rezarmos pelo Papa Francisco, que continua hoje a missão que São Pedro recebeu de Jesus Cristo. Também, pelos nossos bispos, pelo nosso arcebispo, Dom Wilson, por Dom Vito, que são os continuadores da missão dos apóstolos de Jesus entre nós.


Paulo Stippe Schmitt

deixe um comentário