Hoje estamos em Rede

Hoje estamos em Rede


Hoje, estamos em rede, através dos meios de comunicação. Para entender o mundo em rede vamos utilizar uma dinâmica que mostra a sua importância.

Usaremos um rolo de barbante. A partir do animador, o rolo deve ser jogado de um participante ao outro. Cada vez que um participante recebe o rolo, dirá algo relacionado com a comunicação em rede. Ex: internet, interação, e-mail, whatsApp, celular, conhecer, digital, google, web, on-line, tecnologia, site, vida, globalização, iphone, diálogo … Escrever estas palavras em um quadro ou papelógrafo. Tentar ligar todas as palavras através de um ponto.

Perceber que existem pontos de encontro chamados de ponto a ponto (peer to peer). O que significam estes pontos de encontro? Ou temos muitos amigos, mas todos distantes? Como Deus entra nesta relação?

Este tipo de comunicação cuida da vida? Como?

Através desta dinâmica, perceber a importância das relações humanas em rede. O mundo da cibernética é um mundo em rede. Enquanto se lê esta página, não fazemos ideia de quanta gente está ligada de forma diversificada de comunicação. Quais os benefícios e problemas que acarretam a comunicação em rede? O importante é valorizarmos uma convivência humana de proximidade e, também, beneficiarmo-nos com as tecnologias digitais.


Ir Marlene Bertoldi