Homenagem para o Dia do Catequista

Homenagem para o Dia do Catequista


Você, catequista, é instrumento. Instrumento nas mãos de Deus, para fazer ressoar sua mensagem de vida.

Deus escolheu cada catequista como mediador de sua Palavra, acompanhante de alguém que inicia seu caminho de fé, pequena lâmpada que leva à luz de Jesus e ensina a vê-lo como pão de vida nos sacramentos e na caridade para com os irmãos.

O campo da catequese é o mundo. Como Jesus, você, catequista-semeador, sai a semear (cf. Mc 4,3), e a espalhar a semente. Este é um gesto simples de quem confia que Deus pode fazê-la crescer.

Mas não basta lançar a semente. É preciso regar, cultivar, acompanhar. Catequese é um caminho. Catequista e catequizandos percorrem este caminho, que é Jesus: “Eu sou o caminho” (Jo 14,6). É o caminho da fé, da Igreja discípula, do testemunho cristão. Ser catequista é ser guia, como o Bom Pastor.

O catequista é alguém encantado por Jesus de tal modo que se torna sua testemunha. Ser testemunha é ser luz. A luz do catequista é luz acesa na “luz do mundo” que é Cristo (Jo 8,12). O catequista-luz leva a luz de Cristo aos outros, e, assim, essa claridade se espalha pelo mundo.

A estrada é longa, por isso, Jesus recomenda: “não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4). O catequista se alimenta da Palavra e a dá como alimento àqueles que acompanha. A palavra de Deus nutre a fé, a esperança, a caridade, sem o que ninguém é cristão de verdade.

Conduzindo a Jesus, você, catequista, prepara suas crianças, jovens e adultos para o reconhecer nos sacramentos, vida de Jesus partilhada para a vida do mundo. Interagindo fé e vida, leva também seus acompanhados para dividir seus dons com os que precisam.

Caro catequista, você participa desta missão de Jesus Cristo: uma missão bela e empenhativa. Em meio ao mundo, você testemunha o caminho, alimenta-se e dá em alimento a Palavra e o Pão. É luz para levar a Luz. Obrigado/a por ser instrumento dedicado ao serviço do Reino de Deus. Que Ele encontre em você o som acertado para “fazer ressoar” sua mensagem de amor.

Parabéns pelo seu dia!
(As partes do logo da catequese podem ser apresentadas conforme a mensagem fala sobre cada elemento).


Irmã Marlene Bertoldi / Paulo Stippe Schmitt

deixe um comentário