Libertar a Humanidade

Libertar a Humanidade


Mais um ano. Mais um natal. O nosso olhar se volta para aquele que veio libertar a humanidade do pecado e de tudo que destrA?i a dignidade do ser humano. Cada ano a Igreja convida os cristA?os para a mensagem do natal como permanente compromisso de vida.Como a nossa comunidade celebra o natal? Qual Ai?? o foco principal do natal nas famAi??lias?

1. ELE NASCEU!

Os Evangelhos relatam que Jesus se encarnou no seio da Virgem Maria. E o Verbo se fez carne, se fez gente. Na gruta em BelAi??m nasce o menino Deus. Nascer significa assumir toda a humanidade, a nossa vida e tudo que somos e temos. O nascimento de Jesus foi um acontecimento A?nico na histA?ria. Foi a certeza de que o libertador, o filho de Deus assumiu a nossa condiAi??A?o, experimentou a realidade e a partir desta experiA?ncia redimiu o mundo. Assim nasce uma nova esperanAi??a e a certeza de que Ai??somos amados por Deus e que a nossa condiAi??A?o humana Ai?? redimida e salva.

Jesus sentiu a dor humana, a sede, o calor das terras da JudAi??ia, com os pAi??s calejados caminha da GalilAi??ia para a JudAi??ia e DecA?pole. Experimentou as alegrias e sofrimentos; foi acolhido e rejeitado, criticado, preso e condenado. Mas sua vida e seus gestos sempre foram sinais de vida e de reconciliaAi??A?o da humanidade.

2. NASCE E COMPARTILHA A VIDA.

Na noite do nascimento os anjos o aclamam com cantares de paz, pois Ai?? o prAi??ncipe da paz que estA? no meio de nA?s. Os pastores vA?o Ai??s pressa, pois diante do nascimento de Jesus nA?o hA? mais tempo para a demora. De agora em diante as pessoas, os sofredores, os pobres e desvalidos da vida sA?o nossos irmA?os e necessitam de pressa para uma aAi??A?o evangelizadora e libertadora. Os pastores foram e voltaram alegres. O nascimento de Jesus Ai?? motivo de alegria para toda humanidade pois ele veio trazer as boas NotAi??cias de Deus. Veio revelar que o Pai nos ama, que somos filhos e filhas e que seu amor bondoso e misericordioso se manifesta Ai??atravAi??s de Jesus.

A leitura da Missa de natal nos ensina: ai???Manifestou-se a graAi??a de Deus, fonte de salvaAi??A?o para todos os homens. Veio para nos ensinar a renunciar a impiedade e Ai??s paixAi??es mundanas e viver neste mundo com toda sobriedade, justiAi??a e piedade na expectativa de nossa esperanAi??a felizai??? (Tt 2,11-12).

3. UM ENSINO PARA NAi??S

O nA?cleo central da catequese gira em torno de Jesus Cristo, a encarnaAi??A?o, o nascimento, vida, paixA?o, morte, ressurreiAi??A?o, o envio missionA?rio e a presenAi??a do EspAi??rito Santo.

A IniciaAi??A?o Ai?? Vida CristA? que gradativamente estA? sendo implantada tem como ponto de partida a explicitaAi??A?o lenta e gradual destes mistAi??rios atravAi??s de palavras, sAi??mbolos, ritos e celebraAi??Ai??es. Dessa maneira o catequizando tem a experiA?ncia profunda da globalidade do mistAi??rio da salvaAi??A?o. Assim os catequizandos vA?o internalizando os valores do Evangelho e assumindo na vida o jeito de Jesus e fazerem a experiA?ncia de Jesus na vida.

A catequese tem a missA?o de ajudar os catequizandos a se tornarem apaixonados por Jesus, cheios da graAi??a de Deus, no amor a Deus e aos irmA?os.

Como a catequese trabalha o mistAi??rio da encarnaAi??A?o? Como os catequizandos sA?o preparados para celebrar este mistAi??rio no Natal?Ai??


Dom Juventino Kestering – Bispo de RondonA?polis ai??i?? MT
E-mail:Ai??[email protected]

deixe um comentário