Mês da Bíblia: Evangelho de São João

Mês da Bíblia: Evangelho de São João
Resumo do texto-base para o estudo do mês da Bíblia


O Evangelho de João foi escrito no final do século I, provavelmente em Éfeso. Seu autor conhecia bem Jesus e o amava intensamente. Para ele, o amor a Jesus é a alma do discipulado. O texto insiste na divindade de Jesus.

João utiliza palavras simples, mas aplica a elas dois sentidos, um material e outro mais profundo. Tal é o caso de ‘luz’, ‘vida’, ‘porta’, ‘água’, ‘pão’. Estes termos ganham novo significado quando Jesus os emprega: “Eu sou a porta das ovelhas” (Jo 10,7), “Eu sou o pão da vida” (Jo 6,35).

É possível dividir o Evangelho de João de várias maneiras. Aqui se propõe duas: considerar, no texto, além do prólogo e do epílogo, duas semanas: a primeira, docapítulo 2 ao 11, a segunda, do capítulo 12 ao 20; outro modo, como na tabela abaixo:

1,1-18 Prólogo
1,19 – 12,50 Livro dos Sinais (ministério de Jesus)
13,1 – 20,31 Livro da Glória (últimos dias da vida de Jesus)
21,1-25 Epílogo

O prólogo do Evangelho de João é um hino cristão antigo, que traz temas como a Palavra de Deus, a superioridade de Jesus em relação a João Batista e Moisés, adivindade de Jesus, a Paixão. Nesta abertura do Evangelho, João fala da preexistência divina de Jesus: “No Princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus” e “A Palavra se fez carne” (J o 1,1.14).

O Livro dos Sinais inicia com o testemunho de João Batista sobre Jesus (“Eis o Cordeiro de Deus”, em Jo 1,29) e a escolha dos discípulos e termina com sete sinaisrealizados por Jesus. É importante gravar que João não fala de “milagres” de Jesus, mas de “sinais”, que anunciam que o Reino chegou e mostram que Jesus é Senhor. A função dos sinais é despertar para a fé. Na verdade, como se verá na cruz, Jesus é o grande sinal enviado por Deus à humanidade.

1° sinal: Bodas de Caná                                                          Jo 2,1-11
2° sinal: A cura do filho do funcionário real                          Jo 4,43-54
3° sinal: O enfermo de Bezata                                                Jo 5,1-18
4° sinal: O discurso eucarístico e a multiplicação dos pães  Jo 6,1-58        
5° sinal: Jesus caminha sobre as águas                                Jo 6,16-21
6° sinal: Jesus e o cego de nascença                                     Jo 9,1-41
7° sinal: A ressurreição de Lázaro                                         Jo 11,1-54

No capítulo 13 começa o Livro da Glória, que apresenta duas ideias centrais: o amor de Jesus pelos seus discípulos e o retomo para o Pai. Enquanto o Livro dos Sinais apresentava uma dinâmica de descida (Encamação), o Livro da Glória é de subida para junto de Deus (Glorificação). O momento máximo da glorificação de Jesus é a Paixão e a cruz, exatamente quando parecia mais fracassado. O livro da Glória pode ser esquematizado em três partes: a Última Ceia (Jo 13-17); a Paixão (Jo 18-19); a Ressurreição (Jo 20).

O epílogo do Evangelho é um acréscimo, dado que o próprio evangelista tinha anunciado ~. fim do texto no capítulo 20. Provavelmente, o texto da pesca milagrosa era importante-para a comunidade, que não quis deixá-lo de fora do livro. Além da pesca, é aqui que acontece o diálogo entre Jesus e Pedro.

O mês da Bíblia é ocasião propícia para aprofundar uma atitude a ser vivida durante todo o ano: o contato com a Palavra de Deus. Lendo o Evangelho de João estaremos nos familiarizando com a vida de Jesus, para sermos discípulos mais convictos e missionários da salvação que ele nos trouxe.


Para refletir:
1. Como compreendemos o mistério da Encarnação de Jesus, a partir do Prólogo do Evangelho de João?
2. Lendo os textos dos sinais realizados por Jesus, que mensagem podemos tirar para nossas vidas? Como vincular estes sinais com a Iniciação à Vida Cristã?
3. O momento da maior glorificação de Jesus acontece na cruz. Como este fato nos toca?

Esta síntese quer ser um incentivo para a leitura do subsídio preparado pela CNBB para o Mês da Bíblia: Discípulos Missionários de Jesus Cristo a partir do Evangelho
de João.

deixe um comentário