Momentos Celebrativos para o Pentecostes

Momentos Celebrativos para a
Proclamação da Solenidade de Pentecostes


(Espaço celebrativo: Na Igreja ou em outro local, os participantes podem se colocar em círculo, ao redor de símbolos que recordam a ação do Espírito Santo: a água; o óleo; o fogo; uma planta ou flor, que recorde a criação; faixas com os dons do Espírito Santo. No momento oportuno, o motivador convide a olhar os símbolos e pensar em seu significado. Pode-se cantar um refrão como: Vem, vem Espírito Santo de amor, vem ou Espírito de Deus, vem e fica aqui).

Animador: Estamos próximos à solenidade de Pentecostes. A vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, depois da Páscoa de Jesus, realiza-se também em cada um de nós. O Espírito Santo “renova a face da terra” (Sl 104,30), cria em nós um novo coração, dá coragem para testemunharmos a ressurreição de Jesus.

Leitor 1: Os símbolos do Espírito Santo recordam movimento, dinamismo, força, energia. Ele é o Deus que habita em nós, nos enche com seus dons, para vivermos como Jesus nos ensinou. Também nos recorda e faz entender aquilo que Jesus revelou sobre Deus.

Leitor 2: Como os discípulos, reunidos com Maria no cenáculo, aguardavam a manifestação do Espírito Santo, para preenchê-los com a certeza de que eram enviados para anunciar a Boa Nova de Deus, queremos nos abrir à ação do Espírito Santo, para que nos preencha com seus dons.

Canto: Estaremos aqui reunidos
Estaremos aqui reunidos como estavam em Jerusalém.
Pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem.
1. Ninguém para esse vento passando,/ ninguém vê, e ele sopra onde quer.
Força igual tem o Espírito quando/ faz a Igreja de Cristo crescer.
2. Feita de homens a Igreja é divina,/ pois o Espírito Santo a conduz/ Como um fogo
que aquece e ilumina/ que é pureza, que é vida, que é luz.

Leitor 1: A Palavra de Deus, ao falar do momento do Pentecostes, diz que os discípulos estavam reunidos. O Espírito Santo desceu sobre eles, em forma de línguas de fogo, e eles ficaram cheios de sua presença. Começaram, então, a falar de Jesus a todos os que encontravam, em diversas línguas. O anúncio de Jesus é feito a todas as pessoas, porque ele morreu e ressuscitou por todos.

Leitor 2: Cada um de nós é templo do Espírito Santo, porque fomos criados por Deus e chamados a participar da Igreja, pelo Batismo. A exemplo dos discípulos de Jesus nos Atos dos Apóstolos, temos a missão de agir no mundo com o Espírito Santo que mora em nós. Como podemos fazer isso? Ouçamos a instrução de São Paulo:

Canto de aclamação à Palavra de Deus: É como a chuva que lava
/:É como a chuva, que lava,/ é como o fogo, que abrasa.
Tua Palavra é assim:/ não passa por mim sem deixar um sinal:/
(A Bíblia pode ser entronizada acompanhada de sete velas, que permanecem ao lado do leitor da Palavra durante a leitura).

Leitura bíblica: 1Cor 12, 4-11
(Depois da leitura, deixar tempo para reflexão, propondo as seguintes questões: como coloco os dons que recebi de Deus a serviço da comunidade? Como vivo o fato de que o Espírito Santo habita em mim? Como posso promover a unidade a partir dos dons que recebi?).

Canto: Eu navegarei no oceano do Espírito
Eu navegarei no oceano do Espírito
E ali adorarei ao Deus do meu amor.
Eu adorarei ao Deus da minha vida,
Que me compreendeu sem nenhuma explicação.
/:Espírito, Espírito,/ que desce como fogo,
Vem como em pentecostes/ e enche-me de novo.:/

Leitor 1: Em cada pessoa, o Espírito dá sua graça para que seja colocada a serviço. Os dons do Espírito Santo são muitos. Sua presença no mundo não pode ser definida, porque “o Espírito sopra onde quer”. A Bíblia nos fala de alguns dons do Espírito:

Todos: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor de Deus.

Leitor 2: O Espírito de Deus se manifesta na criação e na história. Sua presença é silenciosa, mas forte, impulsionante, transformadora. Também em nós, na medida em que nos abrimos à mudança, o Espírito interpela para que percebamos a ação de Deus no mundo, os sinais dos tempos, pelos quais ele quer falar conosco.

Animador: Façamos nossas preces a partir dos dons do Espírito Santo, pedindo que nosso coração seja fecundado com a graça de Deus.
(Preces espontâneas. Por exemplo: Vinde, Espírito Santo, e dai-nos a Sabedoria, para sabermos discernir o que é bom e agir conforme a vontade de Deus.)

Resposta das preces: Vinde, Espírito Santo, e renovai-nos.

Animador: Pedir que o Reino de Deus aconteça no meio de nós é invocar a presença do Espírito para que renove todas as coisas. Na confiança, seguindo as palavras de Jesus, rezemos: Pai Nosso…

Todos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Animador: Inundados da presença do Ressuscitado e do seu Espírito, testemunhemos o amor de Deus ao mundo. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
(Durante o canto, os participantes podem se cumprimentar, dizendo: “O Espírito Santo habita em nós. Aleluia”.).

Canto: Povo Novo
Quando o espirito de Deus soprou,
o mundo inteiro se iluminou.
A esperança na terra brotou
e o povo novo deu-se as mãos e caminhou.

Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador!
Justiça e Paz hão de reinar e viva o amor!

deixe um comentário