O que é a Vida Eterna?

O que é a Vida Eterna? 


“Creio na vida eterna” é a última frase do Credo católico. Essa expressão fala de realidades reais da vida: morte, juízo final, céu, purgatório, inferno, vida eterna.

Normalmente é tema ausente da catequese, das preocupações do cotidiano e muitas pessoas têm dificuldade de falar e de crer nesses ensinamentos. “No entardecer de nossa vida seremos julgados sobre o nosso amor”.

A vida tem finitude. Viemos de Deus e retomamos para Deus. E esse retorno passa pela morte. O que permanece é a certeza de que Deus não abandona seus filhos e filhas. Dá-Ihes a recompensa eterna. Os que morrem na graça, na amizade de Deus, os que estão em paz com Deus, com as pessoas e com o universo viverão para sempre com Cristo e o veem tal como ele é, face a face.

No fim dos tempos, quando o Reino de Deus chegar à sua plenitude, os justos viverão para sempre com Cristo, glorificados em corpo e alma. Tudo será “consumado na glória celeste, quando chegar o tempo da restauração de todas as coisas, e com o gênero humano também o mundo todo, que está ligado ao homem e por meio dele atinge sua finalidade, encontrará sua restauração definitiva em Cristo”. Esta renovação transformará a humanidade e o mundo. A Bíblia fala de “céus novos e terra nova”.

Neste espaço a catequese tem a intenção de apresentar explicações para as suas dúvidas.

Em Jesus encontra-se o significado CATEQUESE da morte e vida eterna: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.

E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá” (Jo 11, 25-26).


Dom Juventino Kestering / Diocese de Rondonópolis-Guiratinga