Itinerário de Iniciação à Vida Cristã

A vida do ser humano pode ser comparada a uma viagem.

 


Acesse as primeiras páginas do livro!


INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

Aos catequizandos, familiares e catequistas,
A vida do ser humano pode ser comparada a uma viagem. Para se chegar ao destino com segurança, é preciso contar com a ajuda de um mapa que mostre o caminho que deve ser percorrido. O Itinerário de Iniciação à Vida Cristã que estamos apresentando serve como mapa que aponta o caminho para se chegar ao segredo que Jesus deixou no seu Evangelho.

O Evangelho afirma que os ensinamentos de Jesus são como um tesouro que alguém encontra no campo. É tão valioso, que a pessoa vende tudo o que tem para adquirir aquele campo e assim entrar na posse deste tesouro (Mateus 13,44). As palavras de Jesus dão o verdadeiro sentido da vida para a pessoa neste mundo. São elementos importantes para construir a vida do ser humano.

Assim acontece com quem assume a vida cristã. Quem faz a experiência do encontro com Jesus, passo a passo, descobre o verdadeiro tesouro e deixa de lado todas as coisas que não trazem felicidade. Dessa forma, é convidado a buscar o que dá sabor e sentido à vida: a fé em Deus, o amor, a honestidade, a bondade, a partilha e a vida de oração. Tudo isso, é mais importante que ter muitos bens ou ser famoso. Quem acolhe o que Jesus ensinou encontra a verdadeira felicidade.

Aos catequizandos: não se aprende os ensinamentos de Jesus só pelo estudo, como uma lição de escola. “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo  encontrado, foi o melhor que ocorreu em suas vidas, e fazê-Io conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (Documento de Aparecida 29). E preciso fazer o que Jesus ensinou. “A
iniciação à Vida Cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo” (Documento de Aparecida 291).

A fé em Jesus Cristo é nosso tesouro. Ela precisa ser acolhida, cultivada e vivenciada com alegria. Isto se faz escutando e refletindo a Palavra de Deus, rezando em família, praticando a caridade e participando na comunidade.

Aos pais e familiares: os filhos aprendem valores e atitudes cristãs a partir do testemunho. “A força da família reside essencialmente na sua capacidade de amar e de ensinar a amar” (Amoris
Laetitia 53). Por isso, “a [amilia deve continuar a ser o lugar onde se ensina a perceber as razões e a beleza da fé, a rezar e a servir o próximo” (Amoris Laetitia 287). Assim, também aprendemos
o jeito que Deus ama.

Aos catequistas: vocês transmitem a própria experiência de Deus para os catequizandos. Com alegria, ressoem a mensagem da “Palavra de Deus na comunidade, tornando-a compreensível” (Diretório Nacional de Catequese 27), por meio do testemunho, da caridade e da vida de oração.

Que na boca dos catequizandos, familiares e catequistas ressoe sempre o primeiro anúncio: “Jesus Cristo te ama, deu a sua vida para te salvar e agora vive contigo todos os dias, para te iluminar, fortalecer, libertar” (Evangelii Gaudium 164).

A partir deste primeiro volume do Itinerário de Iniciação à Vida Cristã, virão outros que continuarão ajudando a descobrir que Deus nos ama, ensinando o caminho para aprendermos a vida cristã. Neste caminho estão envolvidos catequizandos, vida em comunidade e a mensagem evangélica.

A todos, invoco as bênçãos de Deus.


D. Wilson Tadeu Jönck / Arcebispo de Florianópolis

Adquira o seu exemplar!