Prontos para dar razão de nossa fé

Prontos para dar razão de nossa fé
(Parte VI)


Caro catequista, neste mês de agosto o sugerimos uma pergunta para ajudar a refletir e entender o mistério da vocação que nos é dada pelo Batismo: como está o acompanhamento da fé de nossas famílias? Das crianças, dos adolescentes e jovens, dos adultos e idosos?

O mês de agosto é propício para visitarmos o Documento Preparatório do próximo Sínodo dos Bispos, que vai tratar do tema: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

A leitura do texto preparatório ajudará nas nossas conversas com jovens no processo de discernir a vocação e o projeto de vida, para testemunhar a fé em Jesus Cristo na realidade na qual estamos inseridos nos dias de hoje.

.:.

.:.

Acompanhando o subsídio proposto, o capítulo I apresenta pistas das mudanças rápidas pelas quais o mundo está passando, o que causa influência direta na escolha do jovem para o futuro de sua vida. O capítulo  II contém uma chave de leitura para o discernimento: reconhecer que Deus chama a todo momento, interpretar os sinais dos tempos à luz da fé e escolher com responsabilidade o modo de vida para testemunhar o amor de Deus, seja qual for a vocação escolhida. E, por fim, no capítulo III são sugeridas pistas pastorais para não esperar e ajudar, desde já, as jovens e os jovens a discernirem sua vocação.

A leitura se torna completa e prazerosa porque no final do documento há um questionário a ser respondido no CPP ou em nossas assembleias, para ser encaminhado à secretaria do Sínodo. Isso significa que todos e todas podemos ajudar a construir o próximo Sínodo dos Bispos. Vamos contribuir?

 


Ariél Philippi Machado