Terra: Casa Comum – 2016

Terra: Casa Comum – 2016


A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016 está relacionada à “Terra: Casa Comum”. Podemos trabalhar o hino desta campanha, pois traz uma riqueza imensa de reflexão sobre o sonho de se viver em um planeta que é um paraíso de belezas.

Mas tem um problema: falta de cuidado, por parte do ser humano, com tudo que diz a respeito à nossa Casa Comum.
1. Ter em mãos o Hino da CFE 2016. Cantar o hino.
2. Após fazer uma leitura, pedir ao grupo para tirar todas as palavras substantivadas, escrever cada palavra em uma tarjeta e colocá-Ias em uma pequena árvore, já preparada.
3. Algumas palavras: mundo, asas, mãos, casa, esgoto, fumaça, sementes, remédio, flores, lixo, praças, justiça, paz, saúde, amor, saneamento, coração, pobre, excluído, fraternidade, povo, construção, sociedade …
4. De três em três, achegar-se na plantinha e escolher três palavras por escolha grupal. (Se as crianças não sabem ler, pode-se usar figuras para serem penduradas na árvore).
5.
a) Com estas palavras fazer com os pequenos um desenho com o título: Eu cuido da natureza (fazer referência a tudo o que existe de natureza).

b) Com as crianças formar desenhos em quadrinhos com as palavras e uma frase em defesa da vida no planeta. Após, colocá-I os em sequência e todos passarão diante dos desenhos e cada um fará seu comentário, respondendo a pergunta: É possível viver na Casa Comum com responsabilidade? Como?
c) Com adolescentes, jovens e adultos é possível distribuir as palavras ou frases de maneira que todos tenham uma em suas mãos. Após discutir cada palavra ou frase, relacionando-a com a Casa Comum. Ex: mundo-Casa comum. Como? Fumaça Casa Comum. Como?
d) Por último, rezar o Salmo 104.


Irmã Marlene Bertoldi, iic

deixe um comentário