Trabalhando a Bíblia

Trabalhando a Bíblia


Você tem o costume de ler a Bíblia?
Quantas oportunidades temos hoje de conhecê-la melhor. São livros, subsídios, vídeos, como também a existência de círculos bíblicos, grupos de reflexão, cursos, grupos de aprofundamento… Todo cristão, e muito mais todo(a) catequista é convidado(a) não só a ler mas, como o profeta Ezequiel sugere: “criatura humana, que seu estômago e sua barriga se saciem com este rolo escrito que estou lhe dando” (Ez 3, 3). A Palavra de Deus deve estar tão impregnada em nós que necessita fazer parte de nosso cotidiano do nosso viver. O(a) catequista de pouca reflexão bíblica empobrece sua própria vida, de seus catequizandos e comunidade. Para ler adequadamente a Bíblia deve-se levar em conta três critérios: a Realidade, a Comunidade e o Respeito ao texto. Tendo em conta estes critérios, a leitura que fazemos da Bíblia necessita ser feita com algumas características.Estas características são apresentadas pelo livro – A Bíblia na Formação – CRB. Vejamos a que precisamos estar atentos:

1. Leitura que escuta a realidade
2. Leitura feita em comunidade.
3. Leitura que respeita o texto.
4. Leitura que liga fé e vida.
5. Leitura libertadora e ecumênica.
6. Leitura comprometida com a causa dos pobres.
7. Leitura fiel: a Bíblia lê a vida, a vida lê a Bíblia.

Quando trabalhamos algum texto bíblico com os grupos catequéticos, levamos em conta estas características?

Podemos comparar a Bíblia como uma linda caixa de presente. Esta caixa está envolta com um papel colorido, com uma bela fita.Ao abrir a caixa, nos interessa é o que está nela, o presente em si. O papel de embrulho e mais a fita são secundários, em vista da preciosidade do presente.Da mesma forma é a Bíblia. A mensagem que nela está contida é o que de mais precioso queremos saber e viver. Por isso, a Bíblia não é um livro de epopéias históricas mas, um livro de fé, que traz uma mensagem religiosa. O povo se sente dentro de um plano de salvação, de um projeto de libertação de Deus.A Palavra de Deus não está só na Bíblia, palavra escrita. Mas, como diz Santo Agostinho, o primeiro livro escrito, por Deus, é a vida. É importante descobrir Deus nos mínimos detalhes da natureza, com todas as suas maravilhas. Porém, muito mais é entender que a pessoa humana é a obra mais sublime de Deus, porque manifesta no concreto, algo que vem do seu criador, que é o amor. A Bíblia é como os trilhos de um trem. Um dos trilhos é o ato contínuo da criação de Deus e o segundo é o ato contínuo de libertação de Deus. Deus não só nos cria mas, nos quer livres e realizados.Não podemos pensar que a Bíblia nasceu pronta, ou caiu do céu.Os autores animados em promover a fé e portanto, mostrar quem era Deus e seu projeto, partiram sempre do chão da vida.Ela apresenta todas as nuâncias do viver de um povo, com suas lutas, tropeços, alegrias, esperanças, desencantos, angústias…É uma porta aberta, que permite a homens e mulheres encontrarem-se com Deus e vive-versa.A Bíblia é ainda, como um espelho, nela reflete o ontem e o hoje. Reconhecemos as situações vivenciadas por um povo, que estão ainda presentes hoje. A Bíblia portanto, é a nossa história.Podemos dizer que a Bíblia é como uma grande cidade, cheia de ruas estreitas, largas, compridas, que partem de um centro, que é o fio condutor. Para se encontrar o endereço certo é preciso orientar-se, conhecer melhor o centro para dirigir-se a todos os caminhos.O centro e o fio condutor de toda a Bíblia é a aliança. À luz da Aliança, pacto amoroso e fiel de Deus para com seu povo, é a resposta dada por este povo a seu Deus, pode-se explicar toda a Bíblia.Apresentamos algumas dinâmicas de como introduzir o que é a Bíblia, em nossos encontros catequéticos:

1. FRASES EM QUEBRA CABEÇA

a) Bíblia, história de um povo vivida e escrita em mutirão.

b) Bíblia é a história de um povo que encontrou Deus e como Deus conduziu o seu povo.

c) A Bíblia é uma espécie de Biblioteca. Contém 73 livros diferentes.

d) A Bíblia está em função da vida.

e) O fio condutor da Bíblia é a Aliança: pacto de amor entre Deus e seu povo.

f) A Bíblia é a Palavra que nos faz olhar a realidade, escutar o clamor do povo, arder o coração para amar a Deus e ao próximo.

A)

  • Escrever as frases em faixas e transformá-las em um quebra-cabeça.
  • Dar a cada grupo um envelope com o quebra-cabeça.
  • Fazer o grupo montar a frase, discuti-la e apresentá-la a todos os participantes.

 

B)

  • Usar uma frase única, por exemplo a 1ª colocada acima.
  • Escrever várias vezes a mesma frase.
  • Ao recortá-la em pedaços, estes devem ser misturados, pelo menos um pedaço e colocados em um envelope.
  • Cada grupo tenta montar o quebra-cabeça, mas vai encontrar dificuldade. Estas serão solucionadas quando o grupo perceber que parte de sua frase está com outro grupo.
  • A discussão precisa estar voltada ao que diz a frase e às dificuldades encontradas na montagem.

 

2. DOMINÓ BÍBLICO
Peça principal: Bíblia. Outras: Novo Testamento, Antigo Testamento, Aliança, 46 livros, 27 livros, 73 livros, Biblioteca, povo, Deus, comunicação, Palavra de Deus, versículo, capítulo, Gênesis, apocalipse, evangelhos, Palestina, Jesus, juízes, profetas, parábolas…

• Distribuir as palavras, uma ou duas por pessoa.• Possibilitar que cada pessoa forme uma frase com a Palavra recebida relacionando-a com a Bíblia.

• Após motivar para ajuntar as palavras recebidas formando frases assim: A BÍBLIA é a COMUNICAÇÃO de DEUS para com seu POVO.

• Estas frases serão repetidas ou escritas em um papelógrafo ou quadro.

• Colocar no chão a palavra BÍBLIA e convidar o grupo a formar um dominó. Uma palavra precisa estar relacionada a outra e dizer o porquê. Ex.: O que tem a ver Deus com Bíblia? Aliança com Deus? Antigo Testamento com Aliança?

 

3. FIGURAS – SÍMBOLOS

• Distribuir figuras ou desenhos e através deles cada participante responderá: O que é a Bíblia? Posso compará-la… Ex.: A Bíblia é o sal que dá sabor e sentido à vida.

• A Bíblia é como fogo que ilumina, abrasa, dá calor, purifica e transforma a vida.

• A Bíblia é como uma bicicleta: a roda da frente é a realidade da vida, a Bíblia a roda de traz que move a nossa fé. Todos precisam estar em sintonia com as duas para caminhar na vida e continuar a história da salvação e assim construir a felicidade.

 

4. USO DE CARTÕES

• Usar cartões com desenhos simbólicos para maior compreensão do que é a Bíblia. Ex.: Lâmpada, água, pão, mapa, álbum de fotografias, martelo, mel, presente, chuva, cocô, fogo, semente.

5. REPRESENTAR PERSONAGENS
• Representar personagens que compõem o povo de Deus e sua história: Abraão e Sara (Gn 12, 1-9), Moisés (Ex 3, 1-10), Josué (Js 1, 1-9), Débora (Jz 4, 1-10), Davi (1Sm 16, 1-13), Jeremias (Jr 1, 4-19), Amós (Am 3, 3-12), João Batista (Lc 3, 1-20), Maria (Lc 1, 39-56), Jesus (Lc 24, 13-35), Paulo (At 9, 20-30).a) Trabalhar o texto:? Leitura do texto em grupo;? Alguém conta com suas próprias palavras o texto;? Dar um título ao texto;? Destacar as atitudes mais importantes do personagem;? Um participante assume o papel do personagem e o grupo faz uma entrevista, a partir do texto;? Todos os personagens são apresentados por ordem e cada grupo cria e escreve uma frase para caracterizá-lo.

6. USAR UM PEQUENO TEXTO QUE FALA O QUE É A BÍBLIA

• Antes cada participante dirá ou escreverá: – O que conheço da Bíblia?

• Em grupo, ajuntam as idéias de cada um, escrevem um pequeno texto e lêem ao grande grupo.

• Todos recebem um texto elaborado, como o abaixo, que após a leitura, fazem um complemento ao que foi feito em grupo.

• O texto será apresentado com as sugestões abaixo.

A Bíblia é livro inspirado por Deus. É fruto da inspiração de Deus e do esforço humano. Nasceu da vontade do povo de ser fiel ao Deus Javé, Deus único e libertador (Dt 6, 20-25).

Ela é uma espécie de biblioteca, contém 73 livros diferentes. O fio condutor da Bíblia é a Aliança. Deus é fiel em seu amor e quer também, uma resposta de amor por parte de todos os seres humanos.Dividida em Antiga e Nova Aliança ou primeira Aliança e segunda Aliança, a Bíblia é uma história de libertação que inspira até hoje, a luta do povo para se livrar das estruturas de morte.A Bíblia e a Vida caminham juntas. Ela ajuda a iluminar os fatos, os acontecimentos e nos faz entender melhor os sinais de Deus em nossa vida, que nos cria e nos liberta continuamente.

Podemos dizer que a Bíblia surgiu da terra e da vida do povo. Primeiro foi vivida, depois foi contada, de geração em geração. Só mais tarde foi escrita, num longo mutirão de muitas mulheres e homens que durou muito tempo e com a contribuição de muita gente.

a) Leitura do texto.

b) Desenhar o texto em forma de quadrinhos

c) Ilustrar o texto com gravuras

d) Criar uma oração sobre a Bíblia, inspirando-se no texto

e) Entrevistar a Bíblia como se fosse uma personagem.

f) Criar um canto utilizando as palavras principais do texto.

g) Escrever uma mensagem em cartões e distribuí-los a cada participante (inspirada no texto).

h) Preparar um grupo para falar na rádio, sobre o tema Bíblia.

 


 

tesouro

CAÇA TESOURO

 

Tempo: (Mínimo de 30 min.). Materiais: bíblia, duas pessoas para observarem quem pegou primeiro o objeto ou se houve alguma irregularidadeObjetos: (O catequista pede que cada participante traga algo). Esta dinâmica de recreação, serve para gincanas ou em salas de catequese. Seu objetivo é perceber a BÍBLIA como tesouro que Deus nos deixou. Pode estar incluída em atividades divertidas, de reflexão. Algumas destas passagens nos fazem refletir. Cada passagem bíblica foi colocada nesta ordem, com muito cuidado, escolhida, pois há inúmeros versículos que contém por exemplo a palavra água.

• Divide-se a turma em equipes

• Coloca-se todos os objetos numa mesa na frente das equipes de forma centrada e justa para todos.

• Explica-se que a cada passagem bíblica se esconde um dos objetos da mesa.

• Apresenta-se os objetos um a um para que todos vejam.

• Tendo encontrado o objeto no versículo corre-se à mesa para apanhá-lo. Pegando-o lê-se o versículo, assim marcará ponto para sua equipe.

 

PEGUEM SUAS BÍBLIAS E BOA REFLEXÃO: 

1 – (Mateus- 16,18) PEDRA 14 – (Isaías- 43,20) ÁGUA
2 – (Ester- 3,10) ANEL 15 – (Atos- 21,11) CINTO
3 – (1 Samuel- 21,4) PÃO 16 – (Oséias- 2,1) AREIA
4 – (Provérbios- 26,21) CARVÃO 17 – (Apocalipse- 3,7) CHAVE
5 – (Mateus- 5,13) SAL 18 – (Êxodo- 8,3) RÃ
6 – (Eclesiastes- 11,6) SEMENTE 19 – (Êxodo- 29,7) ÓLEO
7 – (Gênesis- 22,6) FACA 20 – (Mateus- 21,8) RAMOS
8 – (Provérbios- 27,7) MEL 21 – (Juízes- 15,13) CORDA
9 – (Gênesis- 11,3) TIJOLOS (1) 22 – (2 Samuel- 4,6) TRIGO
10 – (Lucas- 21,2) MOEDA 23 – (Provérbios- 6,6) FORMIGA
11 – (João- 1,27) SANDÁLIA 24 – (Marcos- 14,3) PERFUME
12 – (Deuteronômio- 32,32) UVA 25 – (Gênesis- 3,1) SERPENTE
13 – (Jó- 29.19) RAIZ 26 – (Provérbios- 21,14) PRESENTE


Autora: Irmã Marlene Bertoldi

deixe um comentário