Um Lugar Extraordinário

Um Lugar Extraordinário


Eu sempre imaginei trabalhar em um lugar assim: florido de afeto e perfumado de amor. Lugar carinho. Lugar família. Lugar repleto de laços de ternura. 

Lugar para onde a gente tem vontade de ir e de onde nunca se deseja sair. Lugar onde o salário é menos importante, porque o que conta mesmo é a felicidade é a auto-realização de cada um. 

Lugar onde se inspira e se transmite lealdade, franqueza e solidariedade. Onde ninguém deixa o outro para trás. Lugar onde não haja inveja, calunias, ciúmes ou tolices do mesmo gênero.

Lugar onde, além do desempenho em tarefas, operações, deveres, as pessoas também estão empenhadas em aprender a gostar. A gostar das pessoas. A gostar daquilo que estão fazendo. A gostar da vida. A gostátde gostar. 

Eu sempre sonhei em construir um lugar assim: onde quem está dentro não tem vontade de sair e quem está fora esteja ansioso para nele entrar. Um lugar onde tudo é de todos. Onde todos sabem para onde desejam ir porque o projeto da caminhada foi construído por todos e representa um desafio e um compromisso global, porque foi produto da reflexão coletiva da colaboração de cada um. 

Eu sempre imaginei ser possível trabalhar em um lugar assim, onde jamais se descrê do potencial das pessoas; da alegria de viver, do bom, do belo, do justo e dos generosos favores de cada dia. Lugar onde se conheça que o mais importante na vida é amar. Onde se vive para amar e se ama servindo. Onde se esteja construindo algo novo, de bom e de belo para nosso semelhante seja feliz. Lugar onde as pessoas se tratem com respeito, atenção e carinho. 

Neste lugar o elogio não funciona como ópio que dopa as pessoas, mas como sincero reconhecimento pelo esforço despendido no cumprimento de uma missão. Onde o erro gera dúvida e esta se transformando no princípio da sabedoria. Lugar onde se prega a paz e onde a paz é produto de justiça da benevolência, do reconhecimento e de amor de cada dia.

Este sonho é modesto e por isso não é do todo impossível. Este lugar pode existir. Pode ser construído por todos nós. Pode começar aqui e agora. Basta que todos nós queiramos construir.


Augusto Ferreira Neto

deixe um comentário